Mídia

Balão promocional do Sicredi cai no Mato Grosso

Aeronave com dois tripulantes atingiu fios de alta tensão, uma torre e o telhado de duas residências no município de Brasnorte, a 587 km de Cuiabá, no dia 12/12.

O voo de balão em celebração ao Natal promovido pela Sicredi acabou causando estragos na cidade de Brasnorte, que fica a 587 km de Cuiabá, no Mato Grosso, em 12 de dezembro. Mudanças nos ventos fizeram o balão de ar quente, envolvido em uma ação natalina da cooperativa, atingir fios de alta tensão e em seguida cair destruindo parcialmente duas casas do município. Piloto e auxiliar da aeronave ficaram feridos no acidente.

Muita gente acompanhava o momento da passagem do que se acreditava ser o Papai Noel, no momento em que o incidente ocorreu. Esta ação promocional  fazia parte de uma iniciativa de cunho social da cooperativa. De acordo com a Sicredi o personagem do Papai Noel não estava na aeronave, somente o piloto e seu auxiliar escaparam a tempo mas foram levados ao hospital com queimaduras. Houve danos consideráveis na estrutura das residências atingidas. Um vídeo circulou pelas redes sociais mostrando o balão atingindo casas e a fiação dos postes durante a queda. 

O boletim de ocorrência confirmou que os ventos alteraram o trajeto do balão devido à chegada de uma chuva. O Sicredi distribui uma nota sobre o acidente.

 

“O Sicredi lamenta o acidente envolvendo balão que fazia uma ação promocional na cidade de Brasnorte, em Mato Grosso. Imediatamente, tomou as providências necessárias para dar todo o suporte e assistência aos envolvidos, o piloto e seu auxiliar. A instituição lamenta o incidente e informa que as duas pessoas ficaram levemente feridas, receberam atendimento médico e passam bem. Com relação à residência que teve o telhado danificado, não houve feridos. O casal foi encaminhado para um hotel e a cooperativa está tomando as providências para o reparo do imóvel. Outras casas que possivelmente foram afetadas serão vistoriadas. A instituição financeira cooperativa lamenta profundamente o ocorrido e seguirá prestando todo o atendimento aos envolvidos e informações às autoridades˜, disse a empresa em uma nota após o acidente.

Devido ao aumento na sua utilização e falta de conhecimento aprofundado dos operadores os acidentes com balões dirigíveis tem se tornado frequentes. 

Recentemente outro vôo sofreu com a mudança de ventos e caiu no sul do Brasil.

O acidente causos lesões graves nos tripulantes.

Anteriormente, em 2016, três balões caíram no mar durante um festival em Torres ( RS)

Contratação de balões dirigíveis para experiências de marca deve considerar experiência dos pilotos

Ações com balões dirigíveis impressionam pela estética e são seguros desde que realizados por pilotos e profissionais com grande experiência em meteorologia e vivência de campo com as condições climáticas. 

Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) recomenda que a contratação do serviço seja feita junto a empresas constituídas e com experiência comprovada após consulta ao cadastro na própria confederação e na ANAC.

Em outubro de 2022 a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica a fim de estabelecer nova conceituação de aeronave, em conformidade com normas internacionais. 

De acordo com o texto aprovado na comissão, passa a ser considerada aeronave “qualquer aparelho que possa se sustentar na atmosfera a partir de reações do ar que não sejam as reações do ar contra a superfície da terra”.  Até então a Justiça brasileira não considerava balões de ar quente e dirigíveis como aeronaves, mas os órgãos de aviação civil e o Comando da Aeronáutica os tratavamm, em normas e procedimentos, como se o fossem.

 

Operação com balão dirigível causa acidente no Mato Grosso

Fotos: Reprodução/Redes Sociais