Mídia

Bauducco renova posicionamento e identidade visual

De maneira inédita em mais de 30 anos a marca renova completamente sua identidade e embalagens de produto.


A Bauducco está apresentando aos consumidores do Brasil inteiro o novo momento da marca, que promove sua maior virada de posicionamento e identidade visual dos últimos 30 anos. 

Antes de mais nada, por meio da construção de uma estratégia de marca única, todo o portfólio de produtos Bauducco, que cresceu de maneira significativa ao longo dos últimos anos, foi organizado sob um mesmo eixo conceitual. 

Em seguida, todos os assets visuais foram revisitados para se chegar à construção de uma comunicação consistente e mais contemporânea. 

Todos os componentes da identidade visual , incluindo logo, símbolo, cores, tipografia, grafismos, ilustração, fotografia, foram avaliados de forma a eliminar os excessos e dar significado a poucos e bons elementos. 

A arquitetura visual de todas as embalagens também foi totalmente revisada para trazer maior impacto na gôndola, com melhorias de consistência visual, navegação entre produtos, sabores e valorização do appetite appeal, que ganha protagonismo, permitindo que o produto fale por si só. 

O logo, o grande ponto alto do rebranding, antes contido dentro de uma forma que limitava seu uso, ganha destaque e prestígio em todos os pontos de contato. O redesenho partiu de uma profunda pesquisa sobre tipografia italiana e suas características, de um vasto estudo de comportamento caligráfico de cada letra para então aterrissar em um novo logo que enaltece seu desenho icônico dos ramos de trigo que nascem do B e na espessura da base das letras que transborda indulgência. 

Dessa forma, o icônico B de Bauducco foi elevado, transformando-se num símbolo forte e onipresente em todas as embalagens e comunicações. A cor amarela ganhou um tom mais quente que remete a massa ao sair do forno. As imagens dos produtos foram elaboradas em um cruzamento de ilustração 2D, 3D e fotografia, em busca de maior fidelidade ao produto real. Em pães, por exemplo, foram estudadas as sugestões de consumo mais relevantes para o mercado brasileiro, e em biscoitos, que tem um apelo mais indulgente, foram exploradas perspectivas ousadas combinadas ao movimento do chocolate. 

A direção fotográfica do lifestyle que segue o conceito de cozinha ateliê, também buscou refletir uma concepção mais diversa e inclusiva dos valores relacionados à família, pilar estratégico de Bauducco. A cozinha contemporânea é retratada de forma aberta, iluminada, convidando os consumidores a interagir e criar novas receitas com os deliciosos produtos. 

A identidade visual desenvolvida trouxe soluções simples e de fácil sistematização, em que o design fortalece a estratégia monolítica de Bauducco e organiza seu vasto portfólio em uma arquitetura visual proprietária e relevante estrategicamente e esteticamente, fortalecendo ainda essa icônica marca brasileira. 

Fotos: Divulgação