Mídia

BIG Festival 2021 impactou mais de 20 milhões de pessoas

Evento teve ainda mais de 500 mil espectadores únicos nas palestras, 2 milhões de acessos ao site e mais de 5.600 reuniões de negócios..

O BIG Festival, maior festival de jogos independentes da América Latina, aconteceu na última semana, entre 3 e 9 de maio, e impactou, no total, mais de 20 milhões de pessoas no Brasil. 

As palestras já foram acessadas mais de 500.000  vezes na Nimo TV, TikTok Live e Facebook, com 47.000 pessoas assistindo a uma ou mais palestras. 

Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.

Leia também: Big Festival fecha parceria com o Discord.

Palestras como a da Capcom, que trouxe alguns dos dubladores do recém-lançado Resident Evil Village, e a Cerimônia de Premiação do Festival, figuraram entre os pontos altos do evento.

Dubladores-de Resident Evil Village

“Se em 2020 fomos pegos de surpresa pela pandemia, esse ano, estávamos preparados para entregar uma experiência online de altíssima qualidade.”

“Justamente pelo formato online, pudemos aumentar o número de painéis e trazer mais palestrantes internacionais, tarefa mais complicada em um evento presencial. Além disso, conseguimos atingir pessoas de todas as regiões do país e do mundo”, afirma Gustavo Steinberg, diretor do BIG Festival

O site do evento, que contou com diversas atividades além dos painéis e palestras, obteve mais de 2 milhões de acessos durante a semana. 

Com foco no consumidor final, o evento firmou parcerias com grandes nomes do mercado para garantir que o público pudesse jogar jogos e demos sem sair de casa, fato que aconteceu pela primeira vez em um evento de jogos no mundo. 

E a audiência aproveitou: a estimativa é que os destaques dos jogos do BIG Festival nas lojas da Xbox, Google Play e App Store tenham sido vistos mais de 20 milhões de vezes. 

O BIG também é considerado o mais importante hub do mercado de games independentes da América Latina e, nessa edição, promoveu 5.642 reuniões de negócios, reforçando sua vocação em fomentar o desenvolvimento do setor. 

Em 2021, o evento lançou ainda um portal de empregos dedicado ao mercado de jogos eletrônicos, onde empresas podem buscar mão de obra qualificada e os talentos podem encontrar vagas disponíveis. 

O portal já conta agora com mais de 1.000 profissionais cadastrados. 

“O BIG Festival sempre foi um momento especial para descobrir e conversar sobre o cenário de jogos independentes local, mas em 2021 esse momento foi ainda mais importante para os negócios, já que a nossa plataforma de reuniões registrou mais de 545 empresas de 64 países em busca de negócios”, afirma Eliana Russi, gerente executiva do Projeto Brazil Games.

O BIG Festival 2021 aconteceu entre os dias 3 e 9 de maio e todo o conteúdo do de palestras do festival está disponibilizado sob demanda de forma virtual e gratuita no canal do YouTube do BIG Festival em língua original.  

As palestras com tradução simultânea para português e inglês serão lançadas ao longo do ano no canal de YouTube, onde também é possível conferir diversas produções originais do festival, que incluem conversas, entrevistas e desenvolvedores comentando os jogos finalistas do evento. 

Além disso, diversos jogos selecionados para o festival ainda podem ser jogados grátis, mesmo após o fim do evento.