O Burger King é famoso por exercer um papel de protagonismo e usar sua voz para dar luz a assuntos relevantes para a sociedade. Agora, a rede incentiva jovens brasileiros a tirarem o título de eleitor e maiores de idade a regularizarem o documento para conseguirem votar nas eleições deste ano.
A ação publicitária vai na onda de um movimento que já ocorre entre artistas e personalidades nas redes sociais e que foi promovido recentemente pelo TSE na Semana do Jovem Eleitor.
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Em campanha lançada nessa quarta, a marca reforça o entendimento de que cada voto vale muito, além da importância de uma escolha consciente.
Segundo-a Justiça Eleitoral, apenas 371 mil jovens de 16 a 17 anos tinha realizado o cadastro para votar até fevereiro de 2022, um número correspondente a menos de 10% da população brasileira nessa faixa etária. Esse número histórico é o menor desde 1992.
Com o objetivo de convidar esse público à reflexão, o BK se apropria de uma das maiores febres na atualidade, perguntando as clientes: Você gosta de votar em reality show? e com respostas diferentes como “Acordei e votei, almocei e vou votar” e “Mutirão da votação”; perguntando: Então por que não faz isso nas eleições?.
Com a intenção de proporcionar engajamento do público na participação em um importante momento para o país, o filme é concluído com a mensagem: Vota no Reality? Vote na vida real também! Tire o título de eleitor até o dia 04 de maio e escolha o futuro do seu jeito.
“Somos atentos aos movimentos que acontecem na sociedade e com a clareza que temos sobre nosso posicionamento, conseguimos entender com facilidade qual o nosso papel nesta conversa. Queremos dar voz e ampliar o alcance de um assunto que não deve ficar só nas redes sociais ou ser assumido por pessoas físicas. Não estamos aqui para escolher lados, mas sim, ressaltar o quão importante é o voto desses jovens nas próximas eleições. Para ter um Brasil do seu jeito, cada eleitor precisa fazer sua parte”, detalha Juliana Cury, Diretora de Marketing e Inovação da BK Brasil.
O filme, assinado pela DAVID, terá exibição nacional em TV aberta e nas redes sociais para alcançar a maior quantidade de pessoas possíveis.
“Não existe assunto proibido no BK. Se a política é um tema para nossos consumidores, por que não seria um tema para nós?”, afirma Rogério Chaves, Diretor de Criação da DAVID.
Assista o filme abaixo:
Não é a primeira vez que o BK faz uma ação sobre a importância de votar nas Eleições. Em 2018, a rede também fez um convite para os eleitores refletirem com a campanha Whopper em Branco, com um filme que trouxe uma urna fictícia para entrega de sanduíche apenas com cebola e maionese para quem resolvesse votar em branco. O lanche, longe do ideal, vinha com a mensagem: “Esse é o Whopper em Branco, um sanduíche com ingredientes escolhidos por outra pessoa. E quando alguém escolhe no seu lugar, não há como reclamar do resultado”.
Entre as mais de 2 bilhões pessoas impactadas pela campanha, cerca de 30% disseram que repensaram seus respectivos votos depois de assistir ao comercial.