Mídia

Black Friday teve crescimento de menções negativas no ambiente digital

Levantamento revela a preocupação dos consumidores para a data comercial e pode ser um ponto de atenção aos varejistas que não desejam ter prejuízos.


A Black Friday já é uma tradição no varejo online do Brasil e causa bastante otimismo para o setor. Mas, além das ofertas de descontos, o dia também traz atenção tanto para o consumidor, como para quem vende, por ser um momento em que criminosos enxergam oportunidades de se beneficiarem com a aplicação de golpes. 

A Cortex, empresa de inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação, realizou um levantamento para entender os termos e preocupações dos consumidores em relação à data, que podem impactar a reputação das marcas dos varejistas.

Na pesquisa, foram analisados 19 termos negativos, como fraude, golpe, metade do dobro, produto falso, entre outros, que podem ser referenciados ao nome das lojas participantes das promoções. Os dados foram coletados do dia 01 ao dia 24 de novembro, data que marca o principal dia de promoções. 

No dia 24, as três palavras mais citadas no ambiente digital foram preço, o que indica a insatisfação dos consumidores com os descontos oferecidos pelas marcas, com 32.16%; golpe, com 25.06%; e em terceiro, Fraude, incluindo o termo “Black Fraude”, com 23.62%.

“O-estudo foi criado com o objetivo de mostrar a importância de as empresas acompanharem as conversas a respeito de suas marcas no ambiente digital. A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano para o setor varejista. Mas, principalmente para os e-commerces, é também um momento de atenção em relação à percepção dos consumidores, que pode gerar crises de imagem e consequentes prejuízos nas vendas”, detalha Claudio Bruno, Diretor de Inovação na Cortex

“Como as mídias digitais são muito voláteis, podemos perceber que, de ontem para hoje, houve uma variação na menção a esses termos. Golpe, que era o mais citado ontem, caiu para a terceira posição, enquanto o Preço ganhou relevância, saindo de terceiro para primeiro termo mais citado de ontem para hoje”, acrescenta.

Uma-pesquisa feita pelo Serasa para a Black Friday de 2022 apontou que 67% dos consumidores brasileiros tinham medo de cair em fraudes ao fazer compras na data, o que impedia de continuar a venda. Por parte dos comerciantes, as fraudes na data causaram prejuízos, em casos como a marca de seus comércios serem usados por criminosos para a concretização dos crimes.

3 palavras mais citadas na véspera e no dia da Black Friday

O-levantamento também mostra que, nos sete dias anteriores à data oficial da Black Friday, as palavras relativas a questionamentos negativos apresentaram uma tendência significativa de alta durante os anúncios da promoção, com um aumento de 572,9% para o termo Fraude e 139,6% para a palavra Golpe, respectivamente.

Mesmo-com as menções negativas, o levantamento da Cortex destaca que em cerca de 95% das postagens sobre a Black Friday os usuários têm interesse ou pretendem fazer compras, reforçando o interesse dos consumidores pela data.

Metodologia

O levantamento foi realizado a partir da solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex, com o uso de inteligência artificial para compreender as menções negativas relacionados às promoções da Black Friday, como “fraude”, “golpe”, “metade do dobro”, “produto falso”, entre outros, nas principais redes sociais. Os dados foram coletados entre os dias 01 e 24 de novembro.

Fotos: Divulgação