Mídia

BrewDog promove antipatrocínio à Copa do Catar

A ação publicitária da cervejaria escocesa traz os holofotes para vários ataques cometidos pelo governo do País aos direitos humanos.


A BrewDog lançou uma campanha OOH que reflete muitas preocupações que o povo do Reino Unido tem sobre a Copa do Mundo Fifa Catar 2022. A marca usou a expressão pejorativa em inglês “f…” se referindo à Copa do Mundo, além de frases como “Comer, Dormir, Subornar, Futebol” e “Primeiro a Rússia, depois o Catar. Mal posso esperar pela Coréia do Norte”.

A-ação se desdobrou fora das redes sociais e se dividiu em várias mídias, como outdoors e propagandas em pontos de ônibus. James Watt, CEO da BrewDog, postou o texto em sua conta no LinkedIn, em tom de manifesto, contando um pouco sobre as razões do antipatrocínio promovido pela cervejaria.

“O futebol deve ser para todos. Mas no Catar, a homossexualidade é ilegal, o açoitamento é uma forma aceita de punição, e não há problema em 6.500 trabalhadores morrerem construindo um estádio”, disse a BewDog em um comunicado, explicando o propósito da campanha.

Além disso, a BrewDog vai reverter os lucros das Lost Lager que forem vendidas durante o torneio para combater o abuso aos direitos humanos. A ação da cervejaria se soma a um movimento de patrocinadores que afirmaram que não levarão convidados ao mundial.

“Queremos dar às pessoas um lugar para assistir ao jogo e fazer algo de bom ao mesmo tempo. Sejamos honestos – as pessoas ainda vão assistir aos jogos – então queremos dar a elas a oportunidade de assistir aos jogos e arrecadar dinheiro para impulsionar mudanças positivas ao mesmo tempo”, completou Watt.

“Estamos orgulhosos de lançar BrewDog como um antipatrocinador da Copa do Catar. Para ser claro, nós amamos o futebol. Portanto, junte-se a nós. Vamos brindar aos jogadores. Aos torcedores. À liberdade de expressão. E aqui para quem acha que uma Copa do Mundo no Catar faz sentido”, concluiu.