Mídia

Buser personaliza comunicação por praça para reforçar laços com paulistanos, mineiros e cariocas

Com filmes que marcam a estreia da startup de viagens de ônibus em TV aberta neste ano, plataforma aposta em abordagens exclusivas.

A Buser, plataforma de intermediação de viagens de ônibus que reúne mais de 9 milhões de clientes, tem ajudado a mudar a cara das viagens rodoviárias, um mercado que movimenta mais de R$ 30 bilhões anualmente, mas ainda é bastante concentrado e fechado. 

Com um modelo de transporte que propõe o fretamento de forma colaborativa, a startup, que já esteve na grande mídia em diversas ocasiões desde 2020, desta vez lança uma nova campanha publicitária com foco em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, seus três principais estados e capitais. 

Em cada uma das praças haverá uma versão de filme diferente, seja para ajudar na conexão com a marca ou para focar nos benefícios do produto, que é o aplicativo.

No-filme que foi lançado em TV aberta nesta semana, a marca traz como mensagem principal a diversidade das histórias em São Paulo e como a Buser pode ser o fio condutor de todas elas, ao viabilizar um novo jeito de viajar, mais prático e acessível do que antes. 

Ambientado em um ônibus verdadeiro, ele tem como protagonista um artista que se passa por rapper, que conduz a narrativa e vai abrindo espaço para os depoimentos de mais cinco personagens, cada um representando uma região da capital: da Zona Norte até o Centro. No final, termina com a locução: “SP é uma viagem e para fazer a sua, tem que abrir o app. Pode embarcar na Buser, a nossa história não vai parar”.

São Paulo é uma praça sempre muito interessante e com muitas oportunidades que justificam entrar com uma comunicação personalizada. Hoje concentramos mais de 3 milhões de usuários no estado, o que nos garante muitos acessos à plataforma e uma taxa muito boa de primeira compra. Mas estamos num momento de buscar uma relação mais próxima com o seu povo, principalmente o paulistano. O objetivo aqui é reforçar conhecimento e consideração da nossa marca, por isso a ideia de criar um filme pensado para ele, explorando muito o que há em comum entre a Buser e o passageiro de SP”, destaca Flavia Oliveira, diretora de Marketing da Buser

Nascemos com a missão de democratizar o acesso ao transporte, por isso não queremos só entregar o serviço, mas de fato entrar e fazer parte da vida das pessoas”, completou a executiva.

A campanha, que se inspirou em pesquisas de comportamento com o usuário em parceria com consultorias externas, foi toda produzida internamente pela agência in-house da Buser, que tem equipe que hoje conta com 10 pessoas, todos criativos que já passaram por agências de publicidade. Desde o planejamento até as gravações e edições, passando pela seleção de casting, contando com parceiro apenas para as captações e aluguel de estúdio, a campanha foi toda pensada dentro de casa.

Na mesma semana em que o filme em São Paulo foi lançado, a Buser também leva ao ar a campanha em Minas Gerais, com um filme bem diferente, com foco nos benefícios do produto. Usando um estúdio como cenário, o filme traz uma atriz ao lado de um personagem já conhecido da marca, o “dummy” cor de rosa. A locução destaca que a Buser é o jeito mais fácil de viajar, com a possibilidade, inclusive, de acompanhar a chegada do ônibus até o ponto de embarque por meio de um recurso de geolocalização lançado no ano passado. Telas do aplicativo aparecem para destacar a praticidade: “Em 3 minutos você reserva, escolhe onde embarcar e pronto”.

Minas é uma praça estratégica e com a qual temos uma história. Foi lá onde nascemos e, depois de São Paulo, é o estado com o maior volume de clientes: são mais de 2 milhões de pessoas. Nossos usuários mineiros conhecem melhor nossa marca e entendem melhor a nossa causa, por isso a estratégia de focar em uma campanha focando nos atributos do produto, seja para falar com o mineiro da capital como com os viajantes do interior”, afirma Flavia.

Além dos filmes em TV, com pacote especial na grade local da Globo, a campanha terá desdobramentos em formatos digitais diversos, com anúncios em sites e redes sociais. Na próxima fase, a campanha terá uma versão específica para o Rio de Janeiro, que ainda está em produção e deve estrear ainda em março.