Mídia

Campanha Beijos Icônicos LGBTQIA+s vira exposição digital

Google vai expor 'Beijos Icônicos', do Mercado Livre, em sua plataforma de Diversidade e Inclusão do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo.

O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigxs da Arte, e a GUT São Paulo lançam a exposição digital Beijos Icônicos, desenvolvida a partir de uma campanha publicitária criada para o Mercado Livre em celebração ao Mês do Orgulho. 

A ação lançada em junho desse ano tinha como principal proposta universalizar beijos entre todos os tipos de casais. 

Leia também: Mercado Livre projeta ‘Novos Beijos Icônicos’ na Avenida Paulista.

A mostra poderá ser acessada por intermédio das plataformas de Diversidade e Inclusão do Google Arts and Culture e #CulturaEmCasa, via smartphone ou computador. 

A exposição é importante para colaborar com a visibilização dos beijos LGBTQI+, que não são amplamente registrados – prova disso é o fato de que quase todos os beijos icônicos retratados no cenário cultural são heteronormativos. 

“Beijos Icônicos” é composta por 10 fotos que retratam beijos inspiradores, clicadas pelo fotógrafo Rodrigo Maltchique. Conhecido por seu trabalho com perfil arrojado e criativo, Maltchique captura nas imagens expressões livres de amor em closes que fazem alusão a momentos icônicos da cultura pop. 

As fotos foram produzidas para uma campanha assinada pela GUT São Paulo para o Mercado Livre, empresa patrocinadora da ação, no Mês do Orgulho. 

O resultado foi tão artístico que o trabalho transbordou para o universo da arte, tornando-se expressão de resistência. 

“Para nós, do Mercado Livre, é uma honra receber o convite para o Museu. Ver que nossa campanha cresceu espontaneamente e se tornou um símbolo da luta e do Orgulho LGBTQIA+ nos dá mais força de vontade de continuar com esse trabalho tão lindo que realizamos. Temos em nossa premissa que o amor é livre e, com os ‘beijos icônicos’, trouxemos e fizemos que o amor ganhasse destaque com expressões variadas, representando todas as diversas formas de amar que existem. Com a nossa campanha, pudemos mudar o algoritmo para fazer com que quem se sente invisível diante dos olhos da sociedade, pudesse deixar o seu espaço demarcado.”, fala Thais Souza Nicolau, diretora Regional de Branding do Mercado Livre. 

“As relações afetivas e as demonstrações de carinho de casais LGBTI+ sempre foram invisibilizadas. Essas referências e imagens de afeto sempre fizeram falta para nossa comunidade. Beijos Icônicos, a nova exposição virtual do MDS, procura ser uma resposta ao retratar beijos entre pessoas LGBTI+ e escancarar esse amor.”, diz Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade Sexual

O Museu da Diversidade Sexual tem como missão fomentar ações que gerem impacto social, como a campanha de Mercado Livre que inspira a mostra Beijos Icônicos.

“É urgente aproximar do ambiente público as reflexões que esses Beijos Icônicos nos trazem. Outro ponto importante é tornar a exposição o mais acessível possível, por meio de uma ferramenta on-line e de fácil acesso, como a Google Arts and Culture”, comenta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.