Mudanças climáticas

Campanha da WWF usa câmera térmica para abordar efeitos do aquecimento global

Veiculado na Espanha, anúncio destaca os impactos climáticos com imagens capturadas exclusivamente por uma câmera térmica

Uma campanha publicitária que a WWF lançou na Espanha chamou atenção por ser inteiramente gravada com uma câmera térmica. A peça busca destacar o impacto do aquecimento global de forma visualmente marcante, ilustrando os efeitos do calor no ambiente e na vida cotidiana.

A escolha da câmera térmica transforma a estética tradicional dos anúncios da WWF, com a entidade apresentando imagens baseadas na temperatura dos objetos e corpos e simbolizando o aumento das temperaturas globais.

Imagem mostra anúncio da WWF, feito em câmera térmica
Imagem: WWF/Reprodução

A urgência não vem à toa: segundo os dados mais recentes do Instituto Goddard de Estudos Espaciais, ligado à NASA, o ano de 2023 registrou a maior temperatura média desde quando as medidas começaram a ser catalogadas, em 1880.

Pelas informações, o ano passado viu a nossa superfície esquentar 1,36º C (Celsius) a mais que a média da era pré-industrialização. Em termos práticos, isso nos coloca mais e mais perto de eventos climáticos perigosos, como o aumento do nível do mar ou o degelo das camadas árticas.

Uso de câmera térmica em anúncio da WWE aponta tendência de aplicação tecnológica em prol da conscientização

A mensagem do anúncio com câmera térmica da WWE vai além da veiculação publicitária, abraçando uma tendência recorrente de usar mecanismos tecnológicos para finalidades de conscientização.

Essa premissa também se faz presente em outras indústrias: de acordo estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial, seis tecnologias recentes podem ser essenciais para a criação de medidas que reduzam o impacto humano no clima, sendo elas a inteligência artificial (IA), drones para fiscalização e aplicação prática de soluções, satélites de observação da Terra, computação avançada ou quântica, Internet das Coisas e, finalmente, as realidades aumentadas, mistas e virtuais.

Todas essas aplicações trazem benefícios pré, durante e pós catástrofes relacionadas às mudanças climáticas.