Mídia

Cannes Lions: Brasil é o 3º mais criativo do mundo

Cannes Lions divulga o Lions Creativity Report 2021 com insights dos dois últimos anos.

O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, divulga o Lions Creativity Report 2021 – popularmente esperado pelo mercado publicitário global.

Na sexta-feira, 17, durante o Lions Decoded, foi apresentado o desempenho das empresas, pessoas e regiões mais criativas do mundo, e o Brasil garantiu o 3º lugar na disputa. 

Leia também: Tinder volta com experiência interativa ganhadora do Cannes Lions.

Neste ano, as classificações oficiais incluíram novos debates e apresentaram uma soma de tendências, análises e entrevistas com criativos vencedores de Leões, que revelaram o que é necessário para produzir um trabalho de melhor qualificação do mundo.

As classificações são compiladas usando dados de trabalhos premiados com Lions e da shortlist entre 2020 e 2021, incluindo a PwC como parceira de integridade de processo no Festival de Criatividade do Cannes Lions desde 2013.

O-Lions Creativity Report apresenta quatro prêmios de Regional Network do Festival e 11 prêmios globais: Holding Company, Network, Agency, Independent Agency, Creative Brand e Palme d’Or, bem como Health Network, Health Agency, Media Network, Agency by Track, e Independent Agency by Track of the Festival.

As classificações criativas também incluem Diretor, Diretor de Arte, Diretor de Criação e Redator de melhor desempenho do Festival.

O Lions Decoded está disponível para assistir na plataforma de membros do LIONS, assim como o Creativity Report 2021, onde todos os membros podem acessar. A versão expandida está acessível apenas para os assinantes da The Work,  plataforma de inteligência e percepção do Lions. 

Simon Cook, diretor administrativo do Lions, comenta: “Juntamente com as classificações definitivas, o Creativity Report do Lions contém percepções acionáveis que podem ajudar a comunidade criativa a aprender com o talento global por trás do trabalho criativo de maior classificação do mundo. O relatório destaca as empresas e pessoas que produzem trabalhos revolucionários e define a referência para o futuro da criatividade.”

Susie Walker, VP de Insight & Awards do Lions, acrescentou: “A classificação no Relatório de Criatividade do Lions é uma conquista imensa e temos o prazer de comemorar o sucesso criativo das pessoas e empresas por trás do trabalho, neste relatório. As histórias e percepções demonstram como a excelência e eficácia criativas estão impactando marcas e negócios em todo o mundo.”

As classificações oficiais são anunciadas da seguinte forma, e o ranking completo está disponível no Creativity Report 2021

Classificações de localização de criativos:

  1. EUA
  2. Reino Unido
  3. Brasil

Classificações de cidades criativas:

  1. Nova York
  2. Londres
  3. São Paulo

Pessoas criativas do ranking do festival:

Diretor do Festival:

  1. Nisha Ganatra, Chelsea Pictures, Nova York, EUA
  2. Markus Ahlm, COLONY, Estocolmo, Suécia
  3. Semelhante, mas diferente (Charlotte Fassler / Dani Girdwood), Smuggler, Londres, Reino Unido

Diretor de Criação do Festival:

  1. Jean Zamprogno / Fernando Pellizzaro, David, Miami, EUA
  2. Niels Sienaert / Tim Schoenmaeckers, FCB Chicago, Chicago, EUA
  3. Jim Hilson / Toby Allen, AMV BBDO, Londres, Reino Unido

Diretor de Arte do Festival:

  1. Felipe Antonioli, David, Madrid, Espanha
  2. Andy Tamayo, David, Miami, EUA
  3. Dwight Williams / Mateus Cerqueira, FCB Chicago, Chicago, EUA

Redator do Festival:

  1. Luis Giraldo, David, Madrid, Espanha
  2. Alexander Allen, David, Miami, EUA
  3. Jared Schermer, David, Miami, EUA

Rede Regional do Festival – Ásia Pacífico:

  1. Dentsu
  2. Ogilvy
  3. DDB Mundial

Rede Regional do Festival – EMEA:

  1. Publicid Worldwide
  2. BBDO Worldwide
  3. Ogilvy

Rede Regional do Festival – América Latina:

  1. DDB no mundo inteiro
  2. AKQA
  3. Ogilvy

Rede Regional do Festival – América do Norte:

  1. FCB
  2. Ogilvy
  3. McCann Worldgroup