O novo recurso do Google denominado “Chamadas Verificadas“, promete informar previamente qual o motivo da ligação de uma empresa antes que ela seja atendida.
A função, por enquanto só para celulares Android, vai ajudar a recusar as inconvenientes chamadas de telemarketing, além de evitar golpes e fraudes. O Brasil será o primeiro país a receber o projeto-piloto, segundo o Google revelou ao site norte-americano The Verge.
“Estamos-testando um recurso no aplicativo Telefone do Android, que verifica chamadas de negócios. Ele ajuda as pessoas a entenderem a real identidade dos negócios que estão ligando. Quando uma chamada é verificada, você verá o motivo da ligação como parte da identificação do chamador”, diz a nota ao site.
As chamadas consideradas confiáveis irão receber uma “medalha” de verificada (como as de algumas contas do Instagram) e mostrar o nome e logo da empresa que está ligando. O que não significa que as que não tiverem a medalha são, necessariamente, spam: a função depende de que as empresas tenham sido cadastradas e aprovadas junto ao Google, e enviado os motivos de contato.
Como funciona?
- Antes de ligar para você, a empresa envia a um servidor do Google, dedicado a Chamadas Verificadas: o número de telefone dela; seu número de telefone; o motivo do contato (por exemplo: “agendar a instalação da Internet” ou “entrega de comida”);
- O Google envia essas informações para o app Telefone do seu dispositivo;
- Quando a empresa liga para você, seu celular compara as informações da ligação com as que o Google havia recebido. Se os dados corresponderem, é uma Chamada Verificada;
- Vendo a medalha, o nome da empresa e o motivo da ligação, você pode decidir se vai atender ou rejeitá-la.
De acordo com o suporte do Google, a privacidade do usuário é totalmente mantida com a função. “O Google não compartilha informações confidenciais sobre você com nossos parceiros de negócios” e “envia todos os dados de verificação da empresa para o Google e do Google para seu dispositivo por meio de uma rede criptografada do Transport Layer Security (TLS)”. Minutos após a verificação, os dados são excluídos do servidor de Chamadas Verificadas.