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ChatBot - Um novo caminho para as interações virtuais

Acompanhar as tendências digitais está longe de ser uma tarefa simples, já que constantemente há novidades, mudanças, assim como a necessidade de inovação e atualização.

Acompanhar as tendências digitais está longe de ser uma tarefa simples, já que constantemente há novidades, mudanças, assim como a necessidade de inovação e atualização. Mas já podemos te adiantar que os chatbots irão aparecer no topo da lista, especialmente se pensarmos em comunicação, atendimento e relacionamento entre marcas e consumidores!

O termo demostra que a tecnologia trata-se de uma aplicação de comunicação digital em tempo real, por meio de softwares que simulam ações humanas.

Também conhecido como assistente virtual, é uma tecnologia que interpreta, entende e prevê ações, podendo interagir normalmente com humanos oor intermédio de sistemas de chats.

O estudo realizado pela Gartner Summits aponta que em 2020, até 85% das interações dos consumidores serão conduzidas por um chatbot. Os bots, versão reduzida para robôs, estão se tornando uma tendência cada vez mais forte na forma como as empresas se comunicam com seus clientes, vendem seus produtos e otimizam seu tempo. Esta forma de interação é muito popular no segmento mobile, porque bilhões de celulares são utilizados ao redor do mundo diariamente.

Essa tecnologia atinge marcas de todos os portes e está baseada em inteligência artificial que consiste em robôs virtuais que podem funcionar como um atendente de uma marca, realizando tarefas que vão desde responder uma pergunta básica quanto ao funcionamento de um produto até pedir pizza para o usuário sem a necessidade de um app.

Atualmente, para envolver os consumidores, é necessário estar onde os consumidores estão. Os chatbots são uma nova maneira de fazer exatamente isso. Mais uma oportunidade para que as marcas atinjam e envolvam os seus clientes, gerando valor a nível individual e a uma escala gigantesca que as marcas dificilmente alcançariam com assistentes humanos a responder através de chats, em tempo real.

Para Thiago Rotta, líder IMB Watson na América Latina, os chatbots chegam ao mercado para serem cada vez mais colaborativos para os seres humanos, não para substituí-lo. “O ser humano é bom em coisas que a máquina nunca vai ser, como abstração e senso moral, por exemplo. Os bots, por sua vez, são capazes de aprimorar e acelerar o processamento de determinadas coisas e repetir padrões, por exemplo.”

Aqui está a previsão que considero mais interessante! Em 2021, as marcas que otimizarem seus sites para busca por voz e busca visual poderão experimentar um aumento de lucro no comércio eletrônico na casa de 30%. Eles criaram essa previsão com base no dado de que as pesquisas por voz são o tipo de pesquisa por mobile que vem crescendo mais rápido. Hoje, as transações em navegadores mobile e em apps são praticamente 50% de todas as transações no e-commerce.

Isto é apenas o começo. Os bots poderão partilhar com o usuário um conjunto vasto de informações sobre os produtos que o mesmo está pensando em comprar, podem ajudá-lo a comparar diferentes produtos e serviços, podem recomendar produtos relacionados e muito mais! 

Portanto, não fique para trás, é hora de começar a se atualizar sobre as tendências na área de tecnologia!