O curta-metragem “Buscapé”, resultado de uma parceria inédita da Vivo com a Motorola e idealizado pela agência VMLY&R, foi lançado nessa segunda, 12.
Leia também: Itaú Personnalité levou Satiko e criadores para cobrir Rock In Rio
Produzido pela O2 Filmes e dirigido por Fred Luz, o curta nasce exatos 20 anos após o lançamento do premiado “Cidade de Deus”, do diretor Fernando Meirelles, trazendo para o público brasileiro a oportunidade de conferir um spin-off do filme que segue como um dos mais importantes da história do cinema, sendo a única produção brasileira a receber quatro indicações ao Oscar e eleito há pouco tempo como o segundo filme estrangeiro mais assistido no mundo, de acordo com estudo realizado pela plataforma on-line Preply.
O projeto nasce não apenas como uma homenagem aos 20 anos de história do filme “Cidade de Deus“, mas também para lançar o novo Motorola Edge 30 Ultra com o poder da conexão 5G da Vivo.
No spin-off, Buscapé retorna à Cidade de Deus, desta vez como fotojornalista profissional, para cobrir um evento especial dentro da comunidade, mas muda seus planos ao se deparar com uma descoberta que dará início a uma investigação, usando a conexão 5G da Vivo e o novo Edge como seus aliados.
“É com prazer que vejo esta história ser revisitada. Desta vez pelas mãos do Fred Luz, que colocou o foco no que há de positivo na comunidade, sua cultura, e não na violência “, disse Fernando Meirelles, produtor executivo do curta-metragem.
“Nossa pretensão, nossa vontade, é que existisse essa “cola” mesmo, essa relação entre o “Cidade de Deus” e o “Buscapé“, mas também construindo uma identidade proprietária para o curta, ele não pode ser só um “Cidade de Deus” refilmado agora, mas é o que muda de lá pra cá, como é que a gente olha para essa obra 20 anos depois e como a gente interpreta as escolhas. Mergulho muito intenso, de muito aprendizado e de muita escuta”, destaca Fred Luz.
“Ter a tecnologia como fio condutor dessa história é uma forma de destacar seu papel transformador e fazer uma grande homenagem ao filme mais icônico do cinema brasileiro”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
“Esse projeto resgata uma tradição da marca Vivo de criar conteúdos que homenageiam grandes marcos da cultura brasileira. Agora, 20 anos depois do lançamento do maior filme brasileiro de todos os tempos, a união da Vivo com a Motorola possibilita a reunião dos principais envolvidos no filme original. Uma celebração histórica, para um filme histórico”, acrescenta Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R.
“Os smartphones são hoje parte essencial da vida dos consumidores. Com a tecnologia, a criação de conteúdo torna-se cada vez mais viável. Foi por isso que colocamos o smartphone em ação. Sem ter uma câmera profissional, o personagem Buscapé usa o celular na investigação jornalística, com todos os recursos na palma da mão para gerar um conteúdo de qualidade”, afirmou Andrea Brandi, head de Branding da Motorola.
O curta-metragem está disponível no site da Vivo ou no YouTube, além de estar na íntegra para assinantes do Vivo Play.
Com a intenção de potencializar a divulgação, “Buscapé” vai incluir uma estratégia de comunicação considerando mídia exterior nas principais capitais do país, trailer em salas de cinema e mídia on-line com diversas pílulas de conteúdo destacando as features do novo smartphone usado pelo protagonista da história.
A produção desse projeto exclusivo conta com a participação de nomes de peso do longa original, como Cesar Charlone, que participou da pré-produção e das reuniões iniciais do novo projeto, visitando locações com Fred Luz, Cecília Homem de Mello, Rodrigo Carvalho, Bia Salgado, Antonio Pinto e Christian Duurvoort.
Paulo Lins, autor do livro que deu origem à história exibida nas telas dos cinemas de todo o mundo, também teve participação especial na construção do “Buscapé“.
Para trazer à tona esse trabalho, o curta contou com cinco dias de preparação de elenco, três dias de teste para cabelo e maquiagem e quatro diárias de filmagem. No total, 120 pessoas foram mobilizadas na equipe e 169 figurantes participaram da filmagem.
O material final conta também com filmagens de algumas cenas feitas com o próprio smartphone Motorola Edge 30 Ultra, que tem sistema de câmera com a maior resolução do mercado.
“A primeira palavra que vem à minha cabeça é desafio! Quando o Fernando me convidou, acho que foi uma delícia, foi um presente, um convite para fazer parte, desenvolver um projeto como esse. É uma responsabilidade muito grande também, eu acho que você se relacionar com a dramaturgia do “Cidade de Deus” 20 anos depois e fazer um curta que tenha a pretensão de ser uma sequência, um spin-off, deste filme, merece um mergulho muito intenso, e esse mergulho, grande parte foi de saber ouvir, saber entender, pois um dos grandes méritos desse projeto, na minha opinião, foi trazer vários profissionais que desenvolveram a linguagem, a identidade, que enfim, construíram o filme “Cidade de Deus” lá atrás, junto com o Fernando”, concluiu Fred Luz.
“Buscapé” possui 14 minutos de duração e contou com filmagens realizadas pelo fotógrafo Rodrigo Carvalho.