Com o objetivo de engajar e motivar seus 2400 condutores da Tocha Olímpica, a Coca-Cola uma das empresas patrocinadoras do Revezamento do símbolo dos Jogos Olímpicos que serão realizados este ano no Rio de Janeiro.
Apostou no WhatsApp como ferramenta de conexão entre a marca e os escolhidos para carregar a Tocha.
É a primeira vez que a Coca-Cola faz uma ação de relacionamento baseada no aplicativo e para coordenar o projeto a empresa contou com a Outra Coisa, que desenvolve produtos mobile com foco na experiência do usuário.
“A nossa intenção é fazer com que os condutores se sintam especiais e que tenham uma experiência inesquecível, mas também queremos oferecer a eles segurança e acolhimento neste grande momento. É algo muito exclusivo, cheio de detalhes, e que tem que ser valorizado e vivenciado diariamente”, conta Flavia Gama, gerente de marketing da Coca-Cola.
Pensando nisso, a estratégia de comunicação com os 2400 participantes que carregarão a Tocha entre 03 de maio e 05 de agosto começou a ser colocada em prática em janeiro deste ano. Mas como deixar o público envolvido por tanto tempo? “A resposta dessa pergunta está no conteúdo e principalmente e na escolha da ferramenta.
Poderíamos criar um app, mas percebemos que com o WhatsApp conseguiríamos estabelecer uma conversa personalizada entre a marca e cada um dos condutores”, explica Fernando Tchê Gouvêa, sócio e diretor de negócios da Outra Coisa. Um dos maiores desafios da empresa foi driblar algumas limitações do aplicativo, que não permite, por exemplo, o uso de robôs e nem uma comunicação direta com um grupo tão grande.
A opção pelo WhatsApp também proporcionou ao projeto duas características que hoje são muito valiosas para qualquer comunicação entre marca e pessoas: agilidade e compartilhamento fácil de conteúdo. “Minutos depois que o Comitê Rio 2016 anunciou, no início desta semana, a possibilidade de cada marca patrocinadora do revezamento da Tocha vendê-la aos seus condutores, a Coca-Cola já comunicou aos participantes que eles ganhariam o símbolo”, conta Flavia.
Pelo aplicativo, a Coca-Cola envia aos 2400 integrantes desde mensagens com conteúdo de incentivo até informações e solicitações de dados mais operacionais, já que a condução da Tocha exige uma logística complexa com informações de vôos, numeração de calçado e outras particularidades.
Até agora, o resultado da ação tem superado as expectativas. “Pela grande quantidade e pela qualidade das respostas às mensagens enviadas, dá para perceber que o WhatsApp está funcionando como uma relação one-to-one do Condutor da Tocha com a marca”, acrescenta Tchê.