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Como funciona o ROI

Entenda como funciona o retrono do investimento e como utilizar essa métrica

 

Ja ouviu falar do ROI? Tenho a certeza que sim, mas caso não tenha ouvido, é altura de saber um pouco mais sobre o assunto e como funciona. A sua utilização é bastante generalizada e, portanto, já faz parte das esferas profissionais, pelo que não pode ficar de fora sem saber mais sobre este conceito.

Já lhe dissemos que a sua sigla ROI significa “Return of Investment” (retorno do investimento). Já lhe estamos a dar muitas pistas para que, além de saber do que se trata, possa saber que tem inúmeras vantagens num negócio ou na sua vida quotidiana. Está pronto para desfrutar de tudo o que se segue? 

 

Do que se trata realmente o ROI

Podemos dizer que se trata de uma medida financeira com a qual podemos conhecer a rentabilidade de um investimento. Este investimento pode variar desde as maiores campanhas até às mais simples, pelo que é amplamente utilizado no mundo dos negócios e do marketing. O retorno sobre o investimento (ROI) é um rácio entre o benefício líquido obtido e o custo do investimento, para o tornar ainda mais claro.

O ROI é uma ferramenta muito útil para investidores e gestores empresariais, uma vez que lhes permite medir a eficácia das suas decisões de investimento e comparar o desempenho de diferentes investimentos. Contudo, é importante ter em mente que o ROI não é a única medida de rentabilidade, e que outros fatores como o horizonte temporal do investimento, riscos associados e custos indirectos podem precisar de ser considerados. 

 

O que é preciso para que o ROI funcione

Agora chegamos ao momento mais esperado, porque se já estamos esclarecidos sobre o que é realmente o ROI, agora vem a outra parte, que é colocá-lo em funcionamento. Não tem de ser complicado, mas é verdade que antes de dar o passo tem de ter certas informações nas suas mãos

Por um lado, é preciso conhecer os custos do investimento que se fez. Ou seja, a quantidade de dinheiro que investiu. Por outro lado, é também importante saber que lucros obteve com esse investimento. Quando temos as duas quantias exatas, é altura de fazer as contas, porque o ROI tem a sua própria fórmula para determinar precisamente o que gastámos ou o que alcançamos como benefícios. Portanto, quanto mais exacta for esta informação na forma de números, mais aproximada será a equação.

 

Como se encontra e qual é a sua fórmula

Assim que tivermos os dados, só temos de fazer o cálculo. Como em qualquer operação matemática, obteremos o melhor resultado por meio de uma fórmula. 

Primeiro temos de fazer uma subtração. Ou seja, subtrair os dois montantes, o lucro e os custos ou investimento. A partir desta subtração, obterá uma quantia que terá de dividir pelo valor do investimento. Finalmente, o resultado desta segunda operação tem de ser multiplicado por 100

Embora possa parecer uma confusão, é muito mais simples de fazer. Por conseguinte, pode deixar-se levar pela seguinte equação: ROI= (lucro – investimento) / investimento x 100

 

Como interpretar o resultado obtido

É verdade que olhamos sempre para os números propriamente ditos. Ou seja, se for obtida uma percentagem positiva, isso significa que o investimento ou a campanha, na qual nos esforçamos, tem sido satisfatório. Mas por vezes este resultado também pode ser negativo e logicamente seria a versão oposta dos nossos esforços.

Mas para além dos resultados obtidos, temos também de pensar nos objectivos que tínhamos fixado. Porque por vezes concentramo-nos em objectivos que não são tão imediatos. Assim, talvez o número que não sai seja tão positivo, mas estamos a fazer progressos na nossa tarefa. Portanto, se se tiver concentrado apenas nas vendas do seu investimento, então é do seu interesse ter um ROI positivo. Mas se procura gerar mais visibilidade para a sua marca, por exemplo, então isto é algo que será visto pouco a pouco, mas não significa que não esteja a dar os passos certos, apenas que eles serão um pouco mais lentos. 

 

Porque é que o ROI é tão importante

Além de ser claro se está a fazer um bom negócio, se tem mais ou menos lucro, deve dizer-se que o ROI é realmente importante em muitos outros aspectos. 

  • Ajudá-lo-á a tomar decisões importantes porque saberá ao milímetro se as medidas que está a tomar o conduzem ou não ao seu objectivo.
  • Analisa o projeto e permite-lhe alterar diferentes passos ou ações para o tornar ainda mais lucrativo.
  • Também pode ajustar e otimizar o seu orçamento de acordo com os resultados da equação acima mencionada. Assim, terá uma boa ideia se deve ou não investir mais.
  • Pode ser medido em qualquer e todas as plataformas digitais. Portanto, funciona tanto com redes sociais como com diferentes blogs. Algo que está tão na moda hoje em dia e que é um negócio em ascensão que temos de ter em conta. 

Caso não tenha pensado nisso, o ROI pode definir o sucesso de uma campanha. Uma vez que fornece dados tão precisos, teremos sempre uma vantagem extra. Assim, torna-se uma das melhores estratégias de marketing que se pode ter.