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Como grandes marcas do entretenimento buscam a sintonia de experiência entre real e virtual

Como o setor se mantém atualizado quando há cada vez mais universos virtuais

 

pessoas na festa rave à noite
Photo by Unsplash

Marketing digital, interatividade online, realidade virtual, experiência do usuário, metaverso e inteligência artificial são conceitos e tecnologias sendo testadas e melhoradas a todo o tempo. Ao longo dos anos, o setor de entretenimento está em constante atualização para inovar, tanto em reforço de marca quanto em posicionamento relevante no mercado digitalizado.

O futuro é mesmo em um mundo paralelo? Resposta difícil de ser dada, mas, ao mesmo tempo que se abre caminho para o virtual, o meio físico segue demandando uma atenção que provoca as marcas a gerarem experiências que estejam em sintonia com o que é de mais moderno. As grandes empresas saem lucrando, assim como o público que ganha mais opções de se deliciar com diversão e lazer em dois universos.

A imersão oferecida entre o real e o digital pode acontecer nos dois fluxos, um influenciando o outro, ou ainda em uma mescla sensorial e exploratória. Uma atualização do marketing de experiência, indo muito além de produtos e serviços, de processo de compra e de fidelização. Uma estratégia de múltiplas possibilidades.

mulher no vestido preto e branco sentado na cama
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No mercado de eventos, os espaços interativos de marcas em shows e festivais já é tendência, em que os participantes estão em contato com o digital sem deixar de se divertir com o espetáculo presencialmente. O que pode ser feito diferente disso? Na última edição no ano passado, o Rock in Rio avançou no outro fluxo: em parcerias com empresas, inaugurou uma experiência temática dentro do modo criativo do famoso jogo de videogame Fortnite, por exemplo.

O segmento de games é um sólido exemplo da sintonia entre o real e o virtual. Entre jogadores e máquinas, entre universos fantásticos e estruturas conectadas. A HyperX Arena Las Vegas, palco dos esportes eletrônicos, recebe os principais torneios de eSportes, eventos e lançamentos. O espaço faz parte de uma parceria entre HyperX e Allied Esports, duas gigantes do entretenimento gamer, visando proporcionar experiências e dedicação a uma comunidade que cresce cada vez mais.

Um dos mais clássicos jogos de cartas, também conhecido como esporte da mente, o poker é um exemplo de como uma experiência tradicional física migrou para o virtual, mas segue gerando sintonia nos dois sentidos. Reconhecendo a importância dos dois mundos, a plataforma online PokerStars oferece informações para quem quer aprender a jogar, salas e torneios para jogadores conectados, assim como grandes eventos presenciais com transmissão ao vivo.

E os clássicos jogos de videogames que fizeram história voltam para mostrar que estão mais “vivos” do que nunca. Seja nos conteúdos de filmes de séries, seja nas experiências reais nostálgicas. Os parques de diversão estão sempre inovando em atrações justamente para oferecer ao público um entretenimento físico, sensorial, que resgata sucessos e ao mesmo tempo cria novos espaços envolventes.

No Universal Studios Hollywood, a novidade de 2023 é a área imersiva Super Nintendo World, uma jornada pelo universo dos personagens Mario, Luigi e da Princesa Peach. Os visitantes são envolvidos em um mudo de game na vida real, podendo jogar em diversas atividades no parque.

O cinema também é fonte de inspiração para criar entretenimentos presenciais a partir de sucessos das telas digitais. No Mundo Pixar, um dos maiores eventos de experiências em extensão, o público é levado a se sentir nos cenários das histórias animadas de Toy Story, Procurando Nemo e Divertida Mente. Após uma temporada em São Paulo, chega ao Rio de Janeiro para encantar todas as idades.

A tendência do streaming não fica de fora disso. Já foram lançadas várias experiências para fãs de séries, como La Casa de Papel Experience. Uma boa oportunidade para marcas se unirem e chamarem atenção, como a parceria entre Prime Video e Claro, para caracterização de loja para imersão na série Citadel, a ser lançada. A ativação envolve ainda realidades virtual e aumentada.

O que mais o mercado pode oferecer para unir o digital e o real? Não há limites para a imaginação, para os conteúdos e lançamentos que ligam tecnologia e experiências. Esses são temas que continuam pautando eventos mundiais, como foi no Web Summit 2023, edição realizada no Brasil. Mais uma prova de que o que está sendo feito no digital ainda gera conexões físicas, e vice-versa.