Mídia

Como o mercado de jogos foi seguindo a mudança de hábito dos jogadores (e se mantém lucrativo)

Acompanhar o comportamento dos consumidores é essencial para qualquer área da economia que queira sobreviver, e no mercado de jogos isso não é diferente

 

https://unsplash.com/photos/_R95VMWyn7A

Acompanhar o comportamento dos consumidores é essencial para qualquer área da economia que queira sobreviver. A ideia é continuar sendo relevante e oferecer produtos e serviços que sejam úteis na vida das pessoas e façam a diferença em seu cotidiano. 

No mercado dos jogos isso não é diferente. Os gamers de hoje não são os mesmos que existiam nos longínquos anos 80 (embora muitos ainda continuem com o hobby firme e forte!), o que aponta para a necessidade de evolução na indústria.

5 mudanças nos jogos causada pelo hábito dos jogadores

1 – Intenso foco em plataformas mobile

Segundo dados da Agência Brasil, 59% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular. E o nosso país não é exceção: em todo mundo, a esmagadora parcela das pessoas consome e produz conteúdo online somente de forma mobile.

Com essa mudança no hábito, o mercado de jogos cada vez mais investe não somente em títulos para celular, como em funcionalidades exclusivas aos smartphones. Jogos como Stardew Valley e Dream Daddy, por exemplo, existem em versões para desktop e mobile.

2 – Crescente preocupação com diversidade

Uma mudança recente (e extremamente positiva) no hábito dos gamers é a preocupação com elementos que vão além do puro gameplay. Histórias imersivas ganham espaço, e com elas a importância em representar uma variada gama do público que as consome.

Jogos como The Sims 4, Cyberpunk 2077 e Coffee Talk já trazem não somente possibilidades de customização, como histórias diversas e inclusivas. Essa tendência tem reflexos também na indústria, com cada vez mais minorias sendo contratadas e criando novos jogos.

3 – Proximidade de experiências “reais”

Uma das coisas mais buscadas por jogadores é viver experiências da “vida real” no conforto de suas casas. Isso pode ser obtido através de tecnologias como o VR e gráficos fotorealistas, mas mesmo funções simples possibilitam jogatinas mais divertidas.

No caso dos jogos de cassino online, por exemplo, a chance de jogar com um dealer ao vivo é um grande atrativo para os usuários. 

A ideia é tornar o ato de jogar o mais fiel possível ao que você teria se estivesse em um cassino real. Os resultados são os melhores e isso traz muita adrenalina e emoção ao usuário!

4 – Desenvolvimento de funcionalidades online

A conexão com a internet dos jogadores está constantemente sendo melhorada, o que abre um leque completamente novo de possibilidades para a indústria dos games. Ideias que antes não eram rentáveis (pelo reduzido número de usuários com uma boa internet), agora são.

Com uma internet boa, os jogadores passam mais tempo conectados. Isso tem reflexos na indústria, que busca oferecer funcionalidades online mesmo em jogos com foco individual, a fim de capturar a atenção e o tempo que os usuários gastam na web.

5 – Maior público = mais possibilidades!

O mercado de games nunca foi tão rentável quanto agora. Enquanto uma série de indústrias sofreram perdas financeiras devastadoras com a pandemia de Covid-19, empresas de videogame viram o seu público crescer exponencialmente em um contexto de isolamento social.

Com mais vendas, investe-se mais. Isso é especialmente benéfico porque significa que novos perfis de jogadores surgem, com interesses diversos. O que se obtém como resultado é a maior produção de diferentes gêneros, buscando agregar todos os públicos.

A indústria de jogos sempre foi flexível e adaptável, de modo que não é de se surpreender que os números e lucros continuem a crescer. As mentes por trás do mercado dos games compreendem que hábitos mudam e evoluem junto com eles.

Acima de tudo, é importante ressaltar que não existe um único “tipo” de jogador. Alguns buscam um desafio, enquanto outros preferem experiências relaxantes. Independentemente de qual seja o seu perfil, a tendência é que novos jogos surjam para lhe agradar!