Um levantamento recente realizado pelo Ibope Repucom, aponta que a indústria das apostas em eventos esportivos e companhias do setor financeiro são os principais patrocinadores de camisas do futebol na América Latina. Se excluirmos o Brasil, os cinco mercados mais populares estampados nas camisas dos clubes da América Latina são instituições financeiras, sites de apostas, montadoras de automóveis, operadoras de telecomunicações e empresas do ramo alimentício.
Já no futebol tupiniquim, as companhias do setor de apostas em eventos esportivos lideram os patrocínios aos times nacionais, mesmo que essa indústria não tenha sido completamente regulamentada no país. Ao todo, as empresas que exploram este mercado contam com 24 exposições entre os 20 principais times do Brasil – um aumento significativo se comparado a 2020, quando o nicho somava 16 exposições entre as principais equipes do país.
Por aqui, após as operadoras de apostas, quem completa o top 5 de segmentos com maior exposição nos mantos dos clubes do futebol nacional são as instituições financeiras, setor imobiliário, companhias de saúde e alimentação.
Vale destacar, que a atuação de plataformas de palpites em eventos esportivos é relativamente recente, já que essas companhias começaram a operar em grande escala no Brasil a partir de 2018, quando a indústria foi legalizada pelo então presidente Michel Temer.
Na ocasião, acreditava-se que um marco regulatório para o setor seria aprovado em cerca de dois anos, contudo, por diversos fatores esse prazo foi prolongado até o final de 2022. Sendo que a grande expectativa dessa indústria é que a regulamentação do mercado de apostas seja aprovada antes de dezembro, quando ocorre o recesso parlamentar.
Concomitantemente aos sites de apostas esportivas, as plataformas de jogatina online têm crescido em ritmo parecido, sendo que algumas operadoras oferecem ambos os serviços. No entanto, é no cassinos.info que o usuário encontra as melhores plataformas de jogatina atuantes no Brasil, que além de disponibilizarem um amplo catálogo de jogos, oferecem dicas e promoções que ajudam o jogador a aprimorar suas habilidades e maximizar o seu saldo.
Renovação de patrocínio da seleção
Seguindo a tendência do futebol nacional, o Itaú Unibanco e a CBF anunciaram a renovação do acordo de patrocínio das Seleções Brasileiras de Futebol, Masculina e Feminina, em todas as categorias. Com isso, a instituição financeira continuará apoiando a camisa verde e amarela até 2026, sendo que a parceria entre as partes teve início em 2008.
A grande novidade deste novo acordo é que o patrocínio do Itaú Unibanco também é válido para o e-Brasileirão, torneio de futebol virtual organizado pela CBF, e também da eSeleção, time de eSports oficial do Brasil e que é o atual campeão da FIFAe Nations Cup.
O apoio do Itaú à equipe de eSports faz parte da estratégia da instituição financeira de aumentar o seu engajamento no ambiente digital, aproximando ainda mais os amantes da seleção tupiniquim dos adeptos dos jogos virtuais. “O Itaú Unibanco tem um compromisso histórico de mais de 30 anos com o futebol, pois acreditamos no poder transformador do esporte, que é potencializado pelo significado que a Seleção tem para o povo brasileiro. A renovação do contrato com as Seleções Brasileiras de Futebol e a extensão ao eSports demonstram como as grandes mudanças sociais e tecnológicas são, também, uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento do esporte que é a paixão dos brasileiros”, disse o diretor de Marketing do banco, Eduardo Tracanella.
Já o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, comemorou a renovação da parceria com a instituição financeira, afirmando que o apoio recebido aumenta a confiança de que a entidade está no caminho correto, dando mais transparência e modernizando o futebol nacional. “O novo acordo nos deixa orgulhosos e revela também o prestígio da nossa Seleção, que em novembro estará na disputa pela conquista do hexacampeonato e, em 2023, estará na Austrália em busca de mais um título para o futebol feminino”, completou Ednaldo Rodrigues.