Mídia

Comunicação crossmedia aumenta consumo e experiências do cliente

Além de ajudar nas vendas, técnica também vem transformando marcas em criadoras de conteúdo, aumentando o engajamento de empresas nas mídias e fidelizando clientes e espectadores através da comunicação.

O mercado publicitário marca cada vez mais presença nos canais digitais e, desse modo, o cruzamento de estratégias em diferentes mídias tem se tornado uma boa tática de comunicação.

As apostas em novas formas de se aproximar mais dos públicos-alvo vêm promovendo um contato direto e mais assertivo com espectadores e clientes, auxiliando em vendas, quando se fala em um mercado B2C, ou fidelizando-os por meio de conteúdos voltados para comunicação, transformando marcas e empresas, também, em criadoras de conteúdo na internet. 

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Cada ano que se passa, mais pessoas estão conectadas na internet por smartphones, tablets, computadores e televisões. O Instagram possui mais de 1,4 bilhões de usuários, segundo a We Are Social

O-Tik Tok, que ganhou popularidade há poucos meses, já ultrapassa 1 bilhão de usuários, e o YouTube com 98 milhões de inscritos, segundo o Think With Google. Cada rede extrai, de forma diferente, o melhor conteúdo que cada empresa pode oferecer e, juntas, criam um grande contexto e história que conversam entre si, criando um posicionamento diante do público e entregando conteúdos que dialoguem. 

Uma estratégia crossmedia bem executada permite conseguir mais relevância, fazendo com que seu consumidor acompanhe a história criada em diferentes plataformas e dispositivos digitais, como se fosse uma saga de filmes ou seriados de TV, ou seja, se torna um criador de conteúdo e engajar seu público, o qual acaba se identificando e fidelizando.

De acordo com Raquel Zorzi, cofundadora e diretora executiva da Compasso Coolab, o mercado de comunicação está se transformando muito rápido. 

“O posicionamento de empresas, marcas e veículos como geradores de conteúdo é, hoje, uma das melhores e mais eficientes formas de aproximar e aprimorar a conexão com as pessoas, sejam elas clientes, consumidores, usuários ou colaboradores”, afirma. 

Principalmente depois da pandemia de Covid-19, a aproximação com o consumidor final se tornou essencial, mostrando que as relações entre empresas e clientes estão mudando, principalmente de um ano para cá.

Em 2020, uma pesquisa do Google registrou 120% de aumento no watchtime do Youtube em TVs conectadas, trazendo uma nova era do streaming nos aparelhos televisivos. Além disso, o tempo de exibição identifica que as pessoas estão se ligando ao Youtube da mesma forma que fariam com a TV tradicional. Desde 2021, segundo pesquisa do Google, mais de 40 milhões de pessoas no Brasil estão acessando o Youtube e outras mídias através das Smart TVs. 

Desse modo, investir em estratégias em mais de um canal pode ser extremamente positivo para a construção de imagem de uma empresa, assim como posicioná-la em algum aspecto ou se conectar com seu cliente. Além disso, a experiência do usuário se torna cada vez mais importante, ditando os pioneiros e, também, sua posição em relação à concorrência do mercado. Uma empresa que se comunica de forma assertiva, e com o público e linguagem certos, possui muito mais chances de crescer mais rápido diante um cenário em que todos recebem diversas informações a todo tempo e em todo lugar.