Ao produzir material publicitário voltado ao público infantil, é necessário levar em conta uma série de fatores, a começar pela importância de se observar a condição da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento, que devem ter sua imagem e identidade preservadas, com especial cuidado com a sua segurança, evitando estímulo a comportamentos perigosos ou excessos nocivos.
Essas e outras orientações fazem parte do Guia de Boas Práticas para a Publicidade On-line Voltada ao Público Infantil, lançado no dia 5/10, e produzido em conjunto pelo Google e pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), com a participação do Ministério Público do Estado de São Paulo.
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O material é destinado principalmente a criadores de conteúdo, anunciantes, agências e outros atores com a intenção de desenvolverem materiais criativos voltados ao público infantil.
A-relação de boas práticas para o desenvolvimento de conteúdos voltados ao público infantil inclui a identificação clara de inserções publicitárias, em comunicação acessível de acordo com a faixa etária de crianças e adolescentes.
Tais materiais não devem abordar temas considerados inadequados, como bebidas alcoólicas, tabaco ou armas de fogo.
O Guia também recomenda também que ações publicitárias que promovam o download de aplicativos ou o sorteio de itens devem ser condicionadas à autorização dos pais quando envolverem a participação de crianças e adolescentes. E reforça, ainda, a importância de se fomentar a supervisão e participação dos pais ou responsáveis nas atividades da criança no ambiente digital.
O Guia de Boas Práticas está disponível neste link e no site do Conar.