O Conar abriu em 10/07 uma representação ética contra a Volkswagen pela campanha “VW Brasil 70: O novo veio de novo”, tendo como motivação diversas queixas de consumidores.
A Volkswagen fez um reencontro inédito entre Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da MPB, e Maria Rita, sua filha e herdeira desse talento, um ícone da MPB atual.
Ao-som de ‘Como nossos pais’, de Belchior, e eternizado na voz de Elis, elas protagonizam, de maneira inédita, um dueto por meio da tecnologia.
Os denunciantes questionaram se há ou não ética na utilização do recurso de Inteligência Artificial (IA) para fazer uma pessoa morta “voltar à vida”, o que deve ser analisado pelo órgão com base no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Além disso, o Conar questionou se esse uso pode gerar alguma confusão entre ficção e realidade para algumas pessoas, sobretudo crianças e adolescentes.
A representação vai ser julgada nas semanas a seguir por uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar, tendo garantido o direito de defesa ao anunciante e à agência responsável pela campanha. Normalmente, o julgamento ocorre aproximadamente 45 dias depois da abertura da representação.
Foto: Divulgação