Mídia

Conar suspende 'A Gente Banca' do Santander

A campanha foi desenvolvida com o propósito de divulgar uma linha de crédito que o Banco desenvolveu para que os jornaleiros possam reinventar seu negócio.


O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) suspendeu dois filmes da campanha ‘A Gente Banca’, do Santander, após pedido feito pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). 

Apesar da decisão liminar, as peças já haviam deixado de ser veiculadas na TV e nas redes sociais. Nos filmes, duas frases foram alvo de argumentação da ANJ: “nos últimos anos, mais gente comprava jornal para catar sujeira de bicho de estimação do que para ler” e “Ninguém mais compra jornal em banca, todo mundo lê notícia pelo celular”.

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A campanha do Banco foi desenvolvida com o propósito de divulgar uma linha de crédito que o Santander desenvolveu para que os jornaleiros possam reinventar seu negócio. Em contrapartida, poderia expor sua marca como parte do pagamento do empréstimo.

“Fomos totalmente surpreendidos pela campanha do Santander. A campanha ataca os jornais, sobretudo em um momento que se combinam a maior emergência sanitária do país com os ataques do presidente à imprensa.”, afirma Marcelo Rech, presidente da ANJ.

Mesmo após a retirada dos filmes em questão do ar, a associação afirmar entender que “A continuidade da campanha deprecia os jornais, desnecessariamente, tanto no roteiro quanto na estética – que mostra um papel envelhecido, jogado em um canto. Ela é gratuita e incompreensível para nós.”, finaliza Rech.

Em sua argumentação junto ao Conar, a ANJ destaca a possível ilegalidade de alteração de finalidade comercial das bancas de jornal, uma vez que os pontos de venda são concessões públicas e são regidas por leis municipais. 

No site do projeto, o Banco destaca que é necessário contato com a prefeitura da cidade de quem pretende pegar o empréstimo para saber se há ou não possibilidade de adicionar novos modelos de negócio ao ponto comercial.

Em nota, o Santander afirma que “O projeto A Gente Banca foi criado com o objetivo de oferecer aos donos de bancas de jornais assessoramento, capacitação e apoio financeiro para fortalecer a sua atividade principal, nas cidades onde a legislação local permite a sua aplicação. A divulgação dos vídeos da campanha foi encerrada tão logo o banco foi notificado pelo Conar.”