A contratação de produtores de conteúdo virou uma estratégia completamente normal para as empresas que tentam interagir de modo autêntico com seus clientes, pois os influenciadores digitais podem produzir uma maior identificação com o consumidor final.
Mas muitas empresas não estão conseguindo planejar suas campanhas com creators de maneira assertiva, o que pode fazer o público perder o interesse pelo conteúdo produzido e pela compra do produto ou serviço que a empresa oferece.
A escolha de influenciador que tenha afinidade com a marca é um dos principais pontos para campanhas de sucesso.
O uso dos dados é o caminho ideal para ajudar nesta decisão de escolha do influenciador, pois basta um levantamento bem feito para saber quais perfis se relacionam mais com a empresa contratante e que podem gerar conteúdos que consigam engajar de verdade com o público-alvo.
Com isso em mente, a Winnin, martech que promove a criatividade através da ciência de dados, fez uma análise das publis com creators que mais engajaram em 2021 e quais insights essas campanhas podem proporcionar. Veja as dicas da Winnin:
#1 Abrace um nicho e a rotina de seus embaixadores
A Brahma produziu uma relação verdadeira com o mundo sertanejo, que envolve uma comunidade fiel de cervejeiros.
A marca fez uma parceria com cantores sertanejos, como Zé Neto, da dupla com Cristiano, que trouxe muito mais do que publi posts, pois muitos desses creators viraram embaixadores da Brahma e compartilharam vídeos divertidos de como o produto faz realmente parte de suas vidas.
#2 Vá além do calendário cultural tradicional e busque conexões reais com os creators
As marcas não têm que criar campanhas com base só no calendário tradicional, uma vez que programas de TV e memes dão a chance de ouvir e atender aos interesses do público.
Metodologia do relatório
As métricas usadas no relatório vieram dos dados sobre o Brasil encontrados no Facebook, YouTube e Instagram. O levantamento foi produzido através da análise de dados feita pela inteligência artificial da Winnin, que examinou dentro do ecossistema de consumo da população sobre os conteúdos de relacionamentos e mapeou quais temas e creators dominam essa conversa.
O objetivo é mostrar que as marcas têm imensas possibilidades de se assumirem como criadoras de conteúdo e impulsionar seu alcance e performance on-line, em espacial nas datas comemorativas do calendário cultural.
Todos os insights foram feitos com base nos dados do software proprietário de inteligência de vídeo da startup, o Winnin Insights, que mapeia novas tendências emergentes segundo diversas variáveis como setor, público-alvo e objetivo de negócios, ao entregar insights e permitir que marcas e agências tomem ações rápidas para criar produtos, ações e estratégias mais assertivas e que tragam relevância.