A pandemia que vivemos ao longo de 2020 e início de 2021 mudou completamente a nossa forma de trabalhar, os mercados e a economia, acelerando a revolução digital planeada para os próximos cinco anos.
Mas também mudou, sem dúvida, a forma como as empresas se percebem, sua equipe de trabalho e seus objetivos.
Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.
Medidas de confinamento e restrições sanitárias têm feito com que as tecnologias de comunicação, especialmente a internet e as Redes Privadas Virtuais (VPN), do inglês Virtual Private Network, se tornem um canal indispensável de interação com o nosso ambiente, mudando também o paradigma da gestão empresarial e das equipes de trabalho.
Por-exemplo, uma mudança notável que podemos observar a esse respeito é a liderança remota. Esta nova forma de liderar equipes de trabalho à distância tornou-se um desafio que irá prevalecer nos próximos meses e será a chave para gerir equipEs de trabalho de sucesso que consigam manter a sua unidade e colaboração apesar da distância.
O America Retail fez uma lista dos problemas mais comuns que você pode encontrar ao trabalhar à distância por meio de uma VPN. Aqui, resumimos cinco:
Problemas de rede: Uma rede virtual privada permite uma extensão segura da rede local em uma rede pública ou não controlada, como a internet. No entanto, em um cenário de conexões massivas, essas redes tendem a saturar e os problemas de conexão são bastante comuns.
Os aplicativos não funcionam como deveriam: O overflow da VPN tem um impacto direto nos aplicativos, que, por falta de processamento prioritário, tem que competir com todo o tráfego da rede, causando vários problemas.
Crescimento da complexidade do gerenciamento de senhas: Por não possuírem ferramentas de gerenciamento eficientes, muitos usuários são obrigados a lembrar novas senhas que com o tempo acabam esquecendo ou perdendo, o que leva a um maior número de incidentes e perda de produtividade.
Complexidade na gestão de usuários e privilégios: As ferramentas de monitoramento de credenciais, privilégios e acessos exigem que os computadores permaneçam na mesma rede corporativa.
Em uma situação de trabalho remoto, a supervisão dos equipamentos que se movem na rede, entra no terreno da nebulosa.
As ameaças de violação de segurança estão crescendo: os funcionários trabalham trocando e compartilhando dados de vários dispositivos pessoais não gerenciados.
As ameaças de segurança para dispositivos, dados e a empresa como um todo, também estão crescendo exponencialmente.