No próximo mês, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos deve votar um projeto de lei para banir completamente o TikTok do país. Se a medida for aprovada, a Casa Branca terá ferramentas necessárias para banir a rede social chinesa com base na lei de segurança nacional.
“A preocupação é que este aplicativo dê ao governo chinês uma porta dos fundos em nossos telefones”, disse o deputado republicano Michael McCaul, um dos apoiadores do projeto.
O congressista Ken Buck, da Câmara dos Representantes, acusa o aplicativo chinês de ser uma “ameaça à segurança nacional” dos EUA. “O TikTok não está apenas diretamente associado ao Partido Comunista Chinês, mas também foi usado para espionar os americanos”, escreveu Buck em sua conta no Twitter.
O próprio TikTok, em comunicado, disse que o seu banimento não resolverá o problema da segurança de dados, um problema que é da indústria de tecnologia: “Os pedidos de proibição do TikTok adotam uma abordagem fragmentada para a segurança nacional e uma abordagem fragmentada para questões que são amplas da indústria, como a segurança de dados, privacidade e danos que podem acontecer online”.
Analistas políticos acreditam que dificilmente o banimento passaria no Senado, uma vez que a proposta pode não reunir os 60 votos necessários.