Mídia

Conteúdos em vídeo serão decisivos em compras on-line nesta Black Friday

Com um bom planejamento, execução e tecnologia certa é possível virar o jogo para alcançar as metas de venda na data com vídeos focados em conversão no site ou aplicativo.


De acordo com uma pesquisa do Google em colaboração com o Instituto Ipsos, a Black Friday brasileira deve movimentar aproximadamente 5,9 bilhões de reais no e-commerce, com a previsão de 8,3 milhões de pedidos.

Mesmo com números exorbitantes, a forma como as vendas on-line vão ocorrer tem sido a grande discussão entre os varejistas neste segundo semestre de 2022.

Com o objetivo de não perder o “dinheiro na mesa” de consumidores dispostos a comprar com cautela na data, uma vez que 44% dos brasileiros disseram que só vão gastar se encontrarem oportunidades que considerem valer a pena, a saída é explorar o máximo de canais, para atingir o máximo de consumidores.

Foto:-Divulgação / Oli

Em um contexto em que a comunicação está hiperfocada no audiovisual e com o surgimento de influenciadores e públicos cada vez mais nichados, o live commerce encontrou o terreno mais fértil possível para vingar e gerar faturamentos sem precedentes.

A estratégia que já faz sucesso há algum tempo na China, onde movimenta bilhões de dólares, está se enraizando nos Estados Unidos apenas agora, e já vem gerando frutos em maior escala no Brasil.

A produção de transmissões ao vivo para oferta de produtos já foi usada entre os grandes varejistas nas edições recentes da Black Friday brasileira.

Porém, esta tendência, que traz um volume imenso de engajamento, avança mais um passo rumo à potencialização de vendas de diferentes nichos e tamanhos de empresa.

 

Conteúdo em vídeo para vendas exige profissionais preparados

Quem não fizer uma live commerce em 2022, com certeza vai ficar com vontade de fazer uma logo.

Mas, se a execução não for acompanhada de uma boa estratégia, produção e escolha correta de tecnologia, o investimento pode se tornar prejuízo. 

A Oli foi criada em 2021, para profissionalizar a abordagem e aproveitar esta forte tendência, criando soluções de tecnologia e operação para alavancar vendas com vídeos.

Foto: Divulgação / Oli

Uma live commerce de sucesso pode ser em diferentes formatos, desde grandes produções até execuções mais otimizadas. Cada estratégia requer uma complexidade diferente. 

“Nossos maiores clientes entenderam que as grandes produções de live vão muito além das vendas. É uma excelente oportunidade para posicionar marca, aumentar o engajamento com os clientes e comunicar lançamentos com um orçamento muito mais otimizado do que os formatos tradicionais de campanha”, afirmou Bernardo Dinardi, CEO e cofundador da Oli.

A empresa já realizou mais de 160 lives para várias marcas como Riachuelo, Dalben e Intimissimi, desde o seu lançamento. 

A Oli possui a proposta de atender a solução de ponta a ponta, da estratégia até conteúdo, seleção e treinamento de influenciadores, estúdios próprios, além de contar com uma das plataformas mais completas para live commerce integrada direto em site ou aplicativo. 

 

Vídeos curtos podem ser decisivos na compra online

Além de lançar tendências no formato de live commerce, os sócios da Oli notaram outro potencial inexplorado dentro dos e-commerces.

Ao analisar os comportamentos de consumo on-line dos brasileiros no decorrer da jornada de compra, a empresa descobriu que 67% dos usuários procuram por vídeos de produtos antes de comprar on-line, em plataformas populares como TikTok, Instagram e Youtube, o que não era aproveitado dentro dos próprios e-commerces.

Com isso, a Oli percebeu que o conceito de varejo sem atrito, também conhecido como frictionless retail, poderia se estender para além das lives. Foi desse modo que nasceu a Oli Short: vídeos curtos para uma jornada integrada de compras, de forma simples e intuitiva.

Foto: Reprodução / Site Riachuelo com a tecnologia Oli Short

“O short vídeo permite qualquer jornada de transmissão de conteúdo de forma simples e leve, que pode ou não estar atrelado à venda. O formato também aumenta o engajamento e aproxima a marca do cliente com vídeos mais humanizados. Prova disso é que a taxa de conversão das páginas de produtos com vídeos aumenta em 37%, de acordo com os cases gerados pela empresa”, detalha Ludmilla Tavares, head de Marketing e cofundadora da Oli.

 

Ainda dá tempo de montar uma boa estratégia de conteúdos em vídeo para esta Black Friday?

Na opinião de Bernardo, dá sim. “Existem boas práticas para impulsionar vendas com live commerce e short vídeo que ajudam a encurtar caminhos. Com uma estratégia bem direcionada por profissionais que têm experiência com o formato, as vendas podem superar em até 200%”, apontou.

Foto: Divulgação / Oli

Da tecnologia à produção, a Oli se destaca nesta Black Friday como uma aliada fundamental para empresas que desejam ou já estão se planejando para em breve realizar conteúdos em vídeo focados em awareness e vendas.

Entre em contato com a Oli para saber como ela pode otimizar a sua estratégia de vendas.