Experiência de Marca

Cultura Inglesa transforma seu leão em mascote

Personagem foi criado após rebranding, anunciado em maio de 2022, que unificou identidade visual da rede de escolas de inglês em oito estados e Distrito Federal.


A Cultura Inglesa, a famosa rede de escolas de inglês, acaba de divulgar a criação de seu mascote. Com o nome de Lion, o jovem e simpático leão de juba avermelhada que fala inglês surge após o anúncio do rebranding da empresa, que, em maio de 2022, unificou sua logomarca em oito estados e Distrito Federal.

Como embaixador da Cultura Inglesa, o personagem carrega a essência e os valores da instituição que representa, atestando e reafirmando a força da marca em seu mercado de atuação. 

Lion já marca presença na comunicação da empresa com seu público de forma mais afetiva, leve e descontraída, aparecendo tanto em comunicados internos como em ações de ativações da marca.

 
O Lion tem traços de personalidade típicos de um jovem da era digital. Ele é um heavy user de redes sociais, joga videogame e se comunica usando gírias e memes famosos na internet. Além disso, é um personagem antenado com o seu tempo, com atitude, que gosta de estudar, e de forma divertida — ou seja, ele representa os atributos de marca da Cultura Inglesa”, revelou Samia Marçon, Diretora Executiva de Marketing da Cultura Inglesa.
 

O mascote também já aparece nos materiais de divulgação da Cultura Inglesa usando gadgets de última geração, como smartwatch e headphones. É uma referência aos elementos de tecnologia e da inovação da Cultura Inglesa, que promove investimentos no uso de ferramentas digitais para o ensino do inglês e oferece conteúdo complementar às aulas em sua própria plataforma de experiência gamificada. 

Rebranding e mascote

Lion é o primeiro mascote oficial da companhia. O personagem do leão da Cultura Inglesa chegou a ganhar vida na pele de animadores que, em momentos específicos, representaram a Cultura Inglesa em eventos e comunicações pontuais.

O projeto do mascote nasceu após o sucesso de uma ação de engajamento realizada pela marca no Rio de Janeiro, em maio de 2022, para o anúncio da operação de rebranding. Na época, a Cultura Inglesa produziu um Leão gigante de pelúcia que apareceu em pontos da cidade do Rio de Janeiro, fazendo parte de uma ação em que a notícia “procura-se o Leão da Cultura Inglesa” se espalhou por diferentes mídias.

 

Até então, a Cultura Inglesa, em suas operações no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, era identificada pela logomarca das setas azuis e vermelhas. Com o reposicionamento, a empresa unificou sua identidade visual, e o leão, que simbolizava a instituição nos estados de São Paulo, Bahia e Santa Catarina, ganhou projeção nacional.

O animal representa coragem, força, confiabilidade e tradição, traduzindo simbolicamente os pilares de atuação da Cultura Inglesa no setor educacional. Agora, na forma de mascote, ele ganha vida e passa a interagir diretamente com o público em todas as frentes de comunicação da empresa.

“A Cultura Inglesa se destaca em seu segmento de mercado por despertar um sentimento de orgulho e pertencimento muito grande entre seus alunos e colaboradores. Nesse contexto, a chegada do mascote Lion consolida a relação afetiva que o público mantém com a nossa marca”, conclui Marcos Noll Barboza, CEO da Cultura Inglesa.

Fotos: Divulgação