Isso quer dizer que ele é responsável por pensar e conceber todos os aspectos da interação on-line. Um estudo realizado pela Design Management Institute (DMI), aponta que nos últimos 10 anos empresas que investiram em design garantiram uma vantagem de 228% sobre outras empresas.
Outro ponto interessante para se investir neste sistema, é que ele vem sendo apontado desde os anos 80 como um bom negócio, quando o engenheiro e consultor americano Tom Gilb disse “Em cada dólar que uma empresa investe em UX, o retorno pode chegar a 100 dólares.”
Esse modelo de design busca atender os usuários e suas preferências, percepções, emoções e sentimentos. Trabalhando com esse sistema de forma positiva existe um aumento da experiência de uso, acessibilidade e prazer na interação, conseguindo assim uma conversão de satisfação positiva de até 400%, outros três fatores que chamam atenção é de temos um aumento de 15,9% na disposição pagar um preço maior pelo produto, diminui em 14% a relutância em trocar de marca e um aumento de 17% na probabilidade de recomendação do produto ou marca para outras pessoas.
Essa expansão e a busca por profissionais, se deu em sua maioria por conta da pandemia, já que o UX é encontrado em serviços.
UX é tão importante quanto as técnicas de SEO. Pois de nada adianta ter um uso dessas técnicas para que a busca pela sua empresa avance de forma positiva se, ao chegar no site os visitantes não tiverem uma experiência prazerosa.
Caso o serviço que é fornecido pela empresa tenha um espaço físico além do Online, não se pode esquecer de investir nele também.
Porque o consumidor final não pode sentir uma diferença grande entre os formatos Por isso é importante investir também no omnichannel, assim a experiência tende a superar as expectativas. Porque não é de grande valia um bom UX para o e-commerce e a loja física não ir em cross com esta experiência.
O futuro do mercado é promissor e longo, pesquisas apontam que, UX Design é uma das 5 hard skills que as empresas mais procuram nos profissionais com uma média de 250 vagas abertas por semana.
A curto prazo, nos próximos 2 anos 73% das marcas vão testar novas tecnologias em experiência do usuário. Essa evolução mais rápida vem acontecendo desde 2020, com as novas demandas e formatos que surgiram e se tornaram tendências para 2021 e 2022.
A longo prazo o mercado voltado para essa área tende a expandir cada vez mais, o centro de pesquisas Nielsen Neuman Group estima que está em ascensão e deve permanecer assim até o ano de 2050, com as novas formas de ensino, inteligência artificial, interfaces invisíveis e a evolução da união do mundo físico e digital, como os aplicativos de decoração usado por arquitetos.