Mídia

Digital???

A internet tem 50 anos desde que foi criada e sua evolução, como toda tecnologia, acelera-se por si só em progressão geométrica e cada vez mais exponencial.

Nove entre 10 conversas, lives, palestras, seminários falam sobre IA, transformação digital, robôs, IOT, etc, etc, etc.

A internet tem 50 anos desde que foi criada e sua evolução, como toda tecnologia, acelera-se por si só em progressão geométrica e cada vez mais exponencial. A cada dia incorporamos novas ferramentas e usos e tudo tem sido cada vez mais mobile.

Mas o meu ponto é que a realidade para os cidadãos comuns não está tão avançada como a mídia e a publicidade nos mostram.

Gostaria de exemplificar com vivências como consumidora e como pequena empresária e que tenho a certeza que se repetem todos os dias Brasil afora. Sim, falo de Brasil, porque nem na Faria Lima estamos conectados o tempo inteiro.

Estradas

Experimente viajar de carro saindo de São Paulo e veja por quanto tempo sua rede estará funcionando… seja pela Dutra, Fernão Dias ou Regis Bitencourt, bastam alguns quilômetros para a rede deixar de funcionar. E estamos falando das melhores estradas, no Estado mais rico do país. Mundo conectado?

Compras

Você compra eletrodomésticos em uma grande rede de varejo de eletroeletrônicos e agenda a entrega. Um bot começa a te perguntar sem parar sobre esta data e sobre o endereço. 

Você informa o erro mas como a resposta não é apenas sim/não, ele persiste no erro. Até que você precisa ligar e… falar com uma pessoa… que por sua vez acerta o processo. 

Porém você não comprou apenas um item e tudo se repete com todos os outros itens comprados na loja. O bot só serviu para irritar o cliente, gerar retrabalho e não armazenou nenhum aprendizado sobre o cliente ou a compra. Isso é IA?

Banco

Você é cliente do Banco há 20 anos. A conta da sua empresa também está no Banco. Seu marido e seus sócios também têm conta no Banco. 

Você precisa abrir uma nova conta com essas mesmas pessoas e o Banco te pede todos os documentos que já têm lá arquivados e como você tem urgência insiste, aciona outro gerente e demora 6 dias para abrir a conta e só consegue porque fez um escândalo. 

Como um dos maiores Bancos do país não consegue abrir uma conta para… receber dinheiro…  de pessoas que já são clientes??? De novo, precisou de cinco pessoas para a coisa se resolver; isso pessoas com quem tivemos contato, fora internamente, pois deve ter havido muitos outros envolvidos. 

Abrir um conta em uma fintech é fácil, simples e rápido, ponto para eles. Mas quando dá problema, aí você não encontra ninguém para a solução. O Brasil tem uma das tecnologias bancárias mais evoluídas do mundo, resultado do nosso período hiper inflacionário dos anos 80/90 e não consegue fazer a gestão conjunta de contas de mesmos CPF e mesmos titulares CNPJ? Mundo digital…

Hotel

Você é membro do clube de clientes de uma grande rede hoteleira mundial. Você faz sua reserva on line mas ao chegar precisa preencher novamente todos os seus dados.

Porque o cadastro não pede apenas um ok para confirmar seus dados? Porque você já não seleciona o que quer comer para o café da manhã para otimizar o que será produzido? E ao final querem que você responda uma pesquisa com perguntas que não conseguem avaliar o que você gostaria de dizer. Isso é customização?

Transporte

A cada “melhoria” de apps de mobilidade ou entregas, aumenta o número  de interações e respostas necessárias. Não deveria ser o contrário? Mais intuitividade e mais aprendizados sobre o usuário?

Existem algumas experiências positivas? Sim, existem, mas a positividade vem de ter conseguido realizar tudo sem problemas e dentro do esperado, nada surpreendente ou inovador tecnologicamente. 

No meu universo de pequena empresa, não há nenhuma ferramenta que possa ajudar na gestão, nos processos, no monitoramento de KPI. Tudo é de prateleira e de difícil adaptação, tanto que parti para um desenvolvimento próprio e do zero. 

Isso sem falar do Facebook que sequer conseguiu excluir as pessoas falecidas da sua base e ainda permite a invasão de perfis cuja solução é lenta, burocrática e não definitiva.

Gostaria de ver uma velocidade real de mudanças e benefícios trazidos pela tecnologia ao dia a dia das pessoas e empresas comuns, mais condizente com o discurso e a mídia que nos invade o tempo todo. Soluções simples e reais.

Mas vamos em frente… Sempre!!!