Por mais de 10 anos, a Dove tem ajudado mulheres a terem uma relação positiva com sua aparência por meio de campanhas, ativações e projetos como “Dove Pela Autoestima” – o maior provedor de educação sobre o assunto no planeta, impactando a vida de mais de 70 milhões de jovens.
Leia também: Burger King faz reflexão sobre igualdade salarial
A marca que, há pouco tempo, lançou, em parceria com a UNICEF, a plataforma Topity – um espaço on-line reunindo games e conversas em uma experiência segura, interativa e completamente gratuita, na qual adolescentes e jovens do Brasil inteiro recebem o apoio de especialistas para superar suas inseguranças – lança no TikTok o desafio #PelaBelezaSemPadrões.
O lançamento é baseado em uma trend que viralizou nas redes sociais nos últimos tempos, onde os usuários relembram nomes e apelidos pelos quais eram chamados por amigos e familiares na infância e adolescência, ao som de “That’s Not My Name’’ (ou “Esse Não é Meu Nome”, em português), faixa da dupla britânica The Ting Tings.
A-transformar a corrente em algo ainda maior, Dove fortalece seu propósito de marca e destaca os malefícios que os vários apelidos maldosos que recebemos causam, impactando de maneira negativa a percepção sobre nós mesmos no decorrer da vida.
“Ao identificar a trend e agir de forma rápida, profunda e com propósito, fazemos com que Dove seja parte da conversa de maneira nativa e contextualizada. Assim, entregamos a mensagem nos conectando genuinamente com as pessoas, em um formato de conteúdo que elas já consomem e são interessadas em assistir.” declara Paula Paiva, Gerente de Digital (Beauty e Personal Care) da Unilever.
Várias influenciadoras estão participando da iniciativa e ajudando a dar voz para causa.
“Infelizmente, desde a infância, eu sempre tive que conviver com apelidos pejorativos relacionados a minha aparência. Hoje, consigo lidar com isso de uma forma bem melhor, mas nem sempre foi assim. Poder falar sobre e ajudar outras meninas que estão passando pelo mesmo que passei é extremamente gratificante e inspirador”, disse Pequena Lo.
E isso não é um problema apenas para os influenciadores. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Projeto Dove pela Autoestima, em 2021, 75% das jovens brasileiras gostariam que outras pessoas se importassem menos com a aparência.
O dado mostra ainda mais a importância de ações que auxiliem adolescentes e jovens a construir uma relação mais positiva com seu corpo, potencializando sua autoestima.
“Falar sobre autoestima e questionar padrões é uma missão de Dove há várias décadas. Sempre buscamos formas inovadoras e autênticas para colocar isso em prática, seja pelas campanhas ou através do projeto Dove Pela Autoestima. Dessa forma, abrimos um caminho para que as próximas gerações ultrapassem os estereótipos atuais e lidem de forma mais positiva com a autoimagem.” aponta Leandro Barreto, Vice-presidente global de Marketing para Dove Masterbrand.
Projeto Dove Pela Autoestima
O Projeto Dove Pela Autoestima, já gerou impactos positivos na vida de mais de 69 milhões de jovens em 150 países do mundo inteiro.
Até 2030, Dove prevê ampliar seu impacto social através do Projeto Dove pela Autoestima em mais de 250%, alcançando a vida de 250 milhões de jovens no mundo.
Criado em colaboração com o Centro de Pesquisa de Aparência da UWE Bristol (University of the West of England) – o maior grupo de pesquisa do planeta focado no papel da aparência e imagem corporal na vida das pessoas, o projeto ainda tem uma sessão dedicada a ajudar os adultos a compreender os desafios enfrentados pelos jovens on-line, estimular a conversa e oferecer dicas sobre como transformar as mídias sociais em um lugar mais saudável.