A Pesquisa Panorama de Marketing, realizada pela RD Station, apresenta como se comportam empresas de diversos segmentos em suas ações de marketing e destaca que 85% dos mais de 1600 respondentes apontaram que o uso das redes sociais é a estratégia de marketing mais explorada na comparação com todas as outras. Quando analisado por segmento, as empresas de Software e Cloud são as que mais utilizam, com 90%.
Entre todas as plataformas, os destaque fica com o Instagram, usado frequentemente por 93% dos profissionais de marketing, e o Facebook, por 67%. O LinkedIn, principal rede corporativa, é a terceira, com 46%. Outro dado que chama a atenção é a presença do TikTok, que apesar de ser a rede social mais nova, já é a quinta mais utilizada, com 13%, logo atrás do Youtube, com 25%.
Mídia Paga
Os profissionais de marketing também têm atuação expressiva em Mídia Paga. Essa estratégia aparece como a segunda mais explorada pelos times, com 72%, e também como segundo canal utilizado com frequência, ao lado do Email, ambos com 64%. Entre a estratégia de anúncios, o Google Ads, com 75%, é o meio preferido, sendo mais usado por empresas de grande porte, com 82%. Em seguida, vem o Instagram Ads, com 74%, e Facebook Ads, com 72%.
Tratando-se de investimento, o Google Ads também é o canal que mais recebe investimento (45%). No recorte por negócios, nas empresas B2C, 16% dos respondentes indicaram investimentos acima de R$ 400 mil em 2022, enquanto no perfil de empresas B2B, essa opção representou apenas metade, com 8% dos respondentes. Nesse aspecto, há destaque para empresas dos segmentos de Educação e Ensino, com 18%, e Varejo, com 17%.
“A estratégia em Mídia Paga precisa andar conectada às redes sociais. Isso demonstra a maturidade existente no manuseio dos principais meios. A expectativa de crescimento de investimento ao final do ano deverá ser superior a 2022, em que 19% das empresas B2C e 10% das empresas B2B devem chegar a patamares acima de 400 mil reais, tendo o setor de educação como líder nesse quesito, com previsão de aumento em 23% no investimento total. Dessa forma, em um contexto de competição cada vez maior, será crucial que as empresas explorem novos canais, como mídia programática, LinkedIn Ads e TikTok, e por meio desses anúncios, levem sua audiência para produtos e serviços, gerando Leads e nutrindo o público”, conclui Robinson.
O material completo traz análise de empresas dos segmentos de agências de marketing; consultorias e treinamento; e-commerce; educação e ensino; engenharia e indústria geral; financeiro, jurídico e serviços relacionados; imobiliário; varejo; saúde e estética; software e cloud.
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