Mídia

Executivos do Twitter dão dicas para produtores de podcasts

Segundo estudo recente, 73% das pessoas que usam a plataforma escutam podcasts.

O Twitter realizou na sexta-feira (13), evento voltado especialmente para produtores de podcasts no Brasil. 

A apresentação, que ocorreu pela primeira vez no país, contou com a participação de executivas do time de parcerias de conteúdo da plataforma no Brasil, incluindo Nathali Lima e Mariana Amaral. 

Leia também: Twitter agora conta com tuítes de áudio.

Foram abordados assuntos como as ferramentas, crescimento do consumo de podcasts e cases de sucesso, além de destacar que o Twitter se torna um potencializador para a atingir a audiência, já que, segundo estudo recente, 73% das pessoas que usam a plataforma escutam podcasts. 

Dividido em quatro partes, o evento começou com apresentação de Nathali Lima, gerente de parcerias do Twitter Brasil, com um resumo da audiência e das características das pessoas que estão na plataforma e têm interesse por podcasts. 

“As pesquisas mostram que as pessoas que ouvem podcast e estão no Twitter têm poder de compra e são formadores de opinião. São pessoas influentes e que criam tendências. E isso faz com que o Twitter seja um parceiro importante para o produtor do podcast.”, comentou Nathali. 

“Estar no Twitter faz com que você interaja com seu público, tenha um crescimento no número de ouvintes, na quantidade de pessoas que falam sobre você e isso pode ser revertido em negócios lá na frente, ao te dar a possibilidade de apresentar esses marcadores para uma marca, por exemplo, quando estiver negociando um patrocínio.”, afirma Nathali.

Na sequência, Mariana Amaral, Paloma Reis e Milena Martins, todas da área de parcerias do Twitter, deram dicas para o público conseguir divulgar e potencializar seus podcasts por meio da plataforma. 

“Crie uma hashtag do seu podcast para participar e centralizar as conversas sobre ele em um só lugar. Isso faz com que você ganhe relevância na plataforma. Além disso, é importante ficar de olho no que está acontecendo para fazer parte das conversas, principalmente quando é sobre um assunto que você domina. Isso faz com que a audiência te veja e passe a se interessar pelo que você tem a dizer.”, explicou Mariana Amaral, gerente de parcerias do Twitter Brasil. 

As dicas tiveram como intuito aproximar ainda mais as pessoas que estão no Twitter dos produtores de podcast. Em pesquisa realizada, a audiência do formato no Brasil disse buscar recomendações (46%) e informações sobre seus podcasts e podcasters favoritos (38%) na plataforma. 

Para Milena Martins, é importante mostrar quem está por trás do podcast: “Antes do seu podcast entrar no ar, comece a tweetar e use a plataforma para contar suas histórias, apresentar o tema, comentar sobre o que vai falar, explicar qual o seu público para, assim, começar a criar interesse da audiência. Mencione e mostre quem são as pessoas por trás do podcast, quais são os apresentadores. É legal fazer com que as pessoas conheçam vocês.”, destacou Milena, que foi seguida por Paloma em mais dicas.

“Personalize seu perfil e faça uma descrição com informações relevantes. Explique quem são os hosts, disponibilize os links para acessarem os episódios. Além disso, é muito importante interagir com os ouvintes, respondendo aos tweets deles, por exemplo. Isso faz com que cada vez mais as comunidades se criem e fortifiquem a ligação entre quem está por trás do podcast e a audiência.”, completou Paloma Reis. 

Após a apresentação, o Twitter ainda promoveu um bate-papo com Carol Rocha ( @tchulim ) e Gus Lanzetta ( @GusLanzetta ), responsáveis pelo podcast Imagina Juntas ( @imaginajuntas_ ) em um Espaço (recurso da plataforma que conecta as pessoas por meio de conversas de áudio ao vivo) mediado por Mariana Romeu, gerente de parcerias do Twitter para América Latina. 

Nele, Carol destacou a importância da plataforma para o mercado: “Twitter é minha caixa de areia. Há 12 anos eu cavo no Twitter para encontrar histórias, insights, ideias… Desde que eu trabalhava como publicitária eu ia ao Twitter para buscar essas coisas, e, agora, como produtora de podcast, eu continuo usando essa ferramenta para entender o que está sendo falado, pegar essas histórias e transformar em conteúdo.”, destacou.