Já faz um tempo que o Facebook anunciou uma colaboração com a Ray-Ban para o desenvolvimento de óculos inteligente, mas agora, parece que a coisa ficou séria e as empresas já estão prontas para dar esse passo adiante.
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, garantiu que os óculos serão seu próximo grande lançamento.
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Durante uma recente assembleia de acionistas em que fez o anúncio, Zuckerberg garantiu que as redes sociais (ou melhor, sua rede social, deve-se dizer) são o futuro da realidade virtual e aumentada.
Segundo-o CEO do Facebook, os óculos terão o visual icônico do Ray-Ban. Ele não especificou qual modelo específico, embora pareça improvável que eles sejam capazes de integrar todos os componentes eletrônicos necessários nos pinos de um aviador. O que ele disse é que eles serão capazes de “Fazer coisas realmente incríveis.“
A empresa parece estar com cronograma do projeto original bem “apertado”. Sabe-se que o Facebook tem trabalhado em algo chamado “Projeto Orion”, que são precisamente óculos de realidade aumentada.
Pensava-se que esses óculos não veriam a luz até 2023, mas agora Zuckerberg anunciou o início da colaboração com a EssilorLuxotica (a empresa que fabrica o Ray-Ban) para lançar seu primeiro modelo ainda em 2021.
Se nos atermos às informações divulgadas pelo The Verge, estes óculos são um modelo intermediário que não virá equipado com qualquer tela. Ao que tudo indica, trata-se de um dispositivo de entretenimento, notificações, indicações GPS e chamadas não muito diferentes dos outros que vimos de marcas como Bose (Bose Frames) ou Amazon (Amazon Echo Frames).
Mais adiante no calendário, encontramos o que Zuckerberg chama de metaverso, uma espécie de rede social tridimensional que será baseada na realidade visual aumentada.
A data para este projeto avançado ainda é um mistério, e quando for lançado (se for) terá forte concorrência de outras marcas, como Apple, Oppo ou Samsung, que já estão trabalhando em seus próprios modelos.
Foto: Manjunath Kiran/AFP (Getty Images).