Assistir o livestreaming de games é um fenômeno mundial, que tem o poder de construir comunidades em torno de vídeos. De acordo com o Facebook, mais de 800 milhões de pessoas jogam um jogo conectado à ele a cada mês.
Aproveitando este relevante dado, a rede social trouxe para o Brasil o Facebook Gaming Creator Pilot Program, uma iniciativa focada em ajudar os gamers a criar e engajar suas comunidades na plataforma.
O nosso país é o segundo do mundo a receber o programa piloto do Facebook, lançado inicialmente nos Estados Unidos no começo deste ano.
O piloto começa no Brasil com um grupo inicial de gamers, que vai jogar e transmitir ao vivo uma variedade de jogos diretamente pelo Facebook Live, como Fortnite, Clash Royale, GTA e League of Legends. Entre os gamers estão Afreim, Bruno PlayHard, Davy Jones (GameplayRJ), Diana Zambrozuski, Edukof, Gab Zuski, Gelli Clash, Gordox, Isis Vasconcellos, Lipao Gamer, Nicole Diretora e PortugaPC.
“Estamos trabalhando para construir um ecossistema de gaming de sucesso no Facebook. O Brasil tem uma forte comunidade de gamers e o programa os ajudará a construir e fortalecer seus públicos de maneira interativa. Cerca de dois bilhões de pessoas – quase todos no Facebook – já assistiram a um vídeo pelo Live e vemos seis vezes mais interações em transmissões ao vivo do que em vídeos tradicionais, o que reforça a oportunidade para essa comunidade transmitir ao vivo e interagir com seus fãs”, explica o gerente estratégico de parceiras de gaming no Facebook, Pedro Rodrigues.
O Facebook está comprometido em desenvolver a infraestrutura tecnológica que os criadores de conteúdo de jogos precisam para ter sucesso, começando a partir de elementos essenciais, como habilitar os participantes do programa a transmitir em 1080p / 60fps. A plataforma deseja ainda desenvolver cada um dos novos recursos em parceria com os criadores.
Muitos gamers monetizam seus vídeos diretamente com o apoio de seus fãs, e a companhia está explorando maneiras para que eles possam apoiar seus criadores favoritos por meio de pagamentos durante a transmissão ao vivo de vídeos selecionados. Com base nos resultados dos testes iniciais feitos pela rede, para o futuro, o objetivo será expandir as iniciativas de monetização de apoio dos fãs para mais gamers no programa e também para novas regiões.