Campanha aborda o significado de agrupamento humano para mostrar por que a “nova cara” do carro não é por acaso.
Criado na Roma Antiga, o termo tribo (do latim tribus) significa um tipo de agrupamento humano unido por línguas, costumes, instituições e tradições em comum.
As principais novidades do universo da propaganda estão aqui.
Séculos depois, a expressão também serve para designar grupos com interesses mútuos. Atenta às novas tribos urbanas, a Fiat lança uma versão especial de sua linha Argo.
Pensado para quem quer conquistar as ruas, o Fiat Argo Trekking mescla a tecnologia com os hábitos de quem vive na cidade para unir grafiteiros, nadadores, corredores, jogadores de rugby e motoristas em uma mesma direção.
“No primeiro semestre de 2019, a Fiat cresceu 23% e o Fiat Argo é um dos carros mais vendidos do País. Dentro deste cenário, que unimos carros com uma pegada aventureira, que fazem bonito dentro e fora da cidade, lançamos o Fiat Argo Trekking. Inspirados pelo seu visual mais agressivo, veicularemos uma campanha com inspiração tribal para comunicar tudo o que significa este novo automóvel.”, diz Frederico Battaglia, diretor de brand marketing communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.
Concebido pela agência Leo Burnett Tailor Made, o filme “Tribo” mescla o conceito de unidade dos povos indígenas e a identidade coletiva contemporânea. Em trechos que combinam cenas da população nativa dos campos e grupos de jovens das grandes cidades, a peça mostra que a criação de um carro que serve para diversas tribos (e terrenos) não foi feita por acaso.
Para simbolizar esta conexão, foi elaborada uma logo especial. Nomeada de “Trekking”, a combinação inspirada no universo das tatuagens significa: transcender, explorar e criar.
Além do convite para se aventurar, a peça também comunica as funcionalidades do lançamento como a maior altura do solo da categoria, as barras transversais, a central multimídia de sete polegadas, as rodas de liga leve com pneus de uso misto e o teto bicolor.
Com filmes em 30´´, a campanha estreou no dia 15 de maio na televisão fechada. A estratégia de comunicação também contempla desdobramentos no digital como postagens nas mídias sociais da marca, criação de pequenos vídeos para os Stories do Instagram, veiculação de mídia programática com segmentação de públicos e Masthead no YouTube.
Além de um projeto especial em parceria com o Spotify, com a criação de uma playlist baseada na resposta dos usuários em relação ao conceito às tribos.
Confira a campanha:
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