Seguindo o posicionamento “Paixão Por Transformar”, a Braskem, patrocinadora do paratletismo brasileiro, lança campanha em homenagem ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado no próximo sábado, 22 de setembro.
A empresa reverencia as conquistas desses atletas que, inspirados por sua paixão pelo esporte, têm feito história em competições ao redor do mundo.
Na campanha criada pela agência Africa, “Paixões Contadas em Recordes”, as histórias de vida dos paratletas Petrúcio Ferreira, Terezinha Guilhermina e Vinicius Rodrigues são contadas dentro dos poucos segundos que marcaram seus melhores tempos na pista.
Os filmes de 21s17, 12s01 e 12s14, também quebram barreiras ao desafiar os formatos padrão da mídia brasileira. Desde sábado, dia 15, os filmes estão sendo exibidos nas redes sociais da companhia e nos canais esportivos SporTV, FOX, ESPN Brasil e Bandsports.
Para a agência Africa, criar uma campanha desta amplitude e envolvendo ativações não-tradicionais era algo essencial para um assunto ainda pouco comentado entre o público brasileiro: “A determinação e paixão desses paratletas são uma verdadeira inspiração para todos nós, e, por isso, desenvolvemos uma campanha que desafia limites e homenageia toda esta vontade de ir além.”, comentam os diretores de criação Sibely Silveira e Samir Mesquita.
“Os filmes foram criados no exato tempo dos recordes de cada um para reforçar as mensagens de luta, esforço e paixão que queríamos passar.”, explica Ana Laura Sivieri, gerente de Marketing Institucional da Braskem.
“Por isso negociamos com as TVs, que entenderam a importância de alterarmos o padrão de venda de propaganda dos habituais 15, 30 ou 60 segundos. É, de fato, uma quebra de paradigma e estamos muito felizes por realizar esta iniciativa com um tema tão importante.", complementa.
Para ampliar a visibilidade do tema ao longo de setembro, a Braskem promove uma série de ações. A Vogue brasileira deu início à campanha com um editorial de moda estrelado por treze paratletas, fotografados pelo icônico Bob Wolfenson. Na revista, um panorama geral sobre a trajetória dos esportistas complementa a edição.
A Bayard, loja de produtos esportivos, também se junta à homenagem. Entre os dias 17 e 24 de setembro, sua unidade do Shopping Ibirapuera montará uma vitrina ambientada com a identidade visual da campanha, além de contar com paramanequins e suas próteses.
Já no próprio dia 22, a Folha de S.Paulo coloca o tema em destaque, transformando a página de Esportes para "Paraesporte”, além de abordar o assunto em reportagens.
A Braskem patrocina a Equipe Brasileira de Paratletismo desde de 2015 e acredita que o apoio ao esporte paralímpico reforça a sua crença de que a química e o plástico melhoram a vida das pessoas.
No paratletismo brasileiro, o plástico tem uma aplicação efetiva, já que está presente na composição das próteses, tornando-as mais leves, confortáveis às pernas dos atletas e aumentando sua performance. O patrocínio apoia mais de 40 esportistas diferentes, nas provas de pista e de campo.