Mídia

Gaviões da Fiel (SP) e Portela (RJ) são as campeãs no âmbito digital

Os desfiles das escolas de samba de 2018 tomaram as redes sociais nesta semana. As escolas utilizaram a internet para defenderem seus enredos e compartilharem detalhes da participação em um dos maiores eventos do Brasil.

Os desfiles das escolas de samba de 2018 tomaram as redes sociais nesta semana. As escolas utilizaram a internet para defenderem seus enredos e compartilharem detalhes da participação em um dos maiores eventos do Brasil.

Afim de acompanhar o engajamento das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, a Zeeng, plataforma de Big Data Analytics voltada ao setor de Marketing e Comunicação, realizou um estudo onde analisou as redes sociais e a presença digital de todas as participantes do Carnaval 2018.

O período analisado foi do dia 09 ao dia 14 de fevereiro no Facebook, Instagram e Twitter. Diferente dos resultados reais das votações do Carnaval, as escolas com maior presença digital em São Paulo foram: Gaviões da Fiel, Mancha Verde e Independente, respectivamente. No Rio de Janeiro as escolas mais presentes foram: Portela, Mangueira e Mocidade.

A Gaviões da Fiel fechou este período com 465.394 fãs no Facebook; 334.195 seguidores no Twitter; 226.898 no Instagram e 10884 inscritos no Youtube. Já a Acadêmicos do Tatuapé, vencedora do Carnaval 2018, acumulou 37.867 fãs no Facebook; 318 seguidores no Twitter; 11.409 no Instagram e 152 inscritos no Youtube.

No Rio de Janeiro, a Portela alcançou 325.191 fãs no Facebook; 8.009 seguidores no Twitter; 94.396 seguidores no Instagram e 2.028 inscritos no Youtube. Já a Beija-Flor, campeã do Carnaval 2018, teve 197.697 fãs no Facebook; 16.811 seguidores no Twitter; 85.240 seguidores no Instagram e 207 inscritos no Youtube.

Em São Paulo, a escola Gaviões da Fiel teve 489.051 interações em todas as suas redes sociais, enquanto a Acadêmicos do Tatuapé teve 61.481 interações. No Rio de Janeiro, a escola Portela teve 492.012 interações em todas as suas redes sociais, enquanto a Beija-Flor teve 224.785.

Já a média de engajamento médio no Facebook durante os desfiles das escolas de São Paulo foi de 1,27% da Dragões da Real; 0,95% da a Mancha Verde e 0,78% da X-9 Paulistana. No Twitter, a média de engajamento foi de 0,55% da Independente; 0,41% da Vai-Vai e 0,37% da Mancha Verde. No Instagram, a média de engajamento foi de 8,38% da Independente; 4,06% da Acadêmicos do Tatuapé e 3,79% da Tom Maior. No Youtube, a média foi 2,77% da Dragões da Real; 2,02% da Independente e 1,29% da Mancha Verde.

No Rio de Janeiro, a média de engajamento no Facebook foi de 4,39% para a Paraíso do Tuiuti; 1,35% da Império Serrano e 1,03% da Beija-Flor. No Twitter as médias foram de 0,42% da Mocidade; 0,35% da Portela e 0,20% da Beija-Flor. As médias do Instagram foram 1,87% da Portela; 1,81% da Mocidade e 1,54% da Beija-Flor. E no Youtube, as médias foram de 6,14% da Unidos da Tijuca; 2,30% da Portela e 0,99% da São Clemente.

Se tratando de notícias veiculadas, as escolas mais presentes em São Paulo foram Gaviões da Fiel com 633 matérias, seguida pela Vai-Vai com 623 e Acadêmicos do Tatuapé com 603. Já no Rio de Janeiro, a Mangueira se destacou com 1.536 matérias, seguida de Portela com 1.350 e Beija-Flor com 1.320.