Pesquisar sobre uma loja na internet e depois visitar seu espaço físico já faz parte da rotina de muitos consumidores. No entanto, acompanhar esse trajeto que abrange os universos on e off-line é um desafio para os anunciantes.
A rota traçada pelos clientes estará no radar do Google a partir desta semana, quando a companhia lança no Brasil a ferramenta "Store Visits".
O produto faz parte do Google AdWords, que já oferece a mensuração dos anúncios e conversões on-line, mas vai além do ambiente digital. Aliado a outras ferramentas como Street View, Earth, Now, o histórico de localização do Android e algoritmos, a métrica permite uma estimativa diária sobre a quantidade de consumidores que demonstrou interesse por determinada marca nos anúncios do Google e que visitou lojas físicas correspondentes.
No Brasil, começará a funcionar em fase beta com duas marcas, cujos nomes não foram revelados. A ferramenta está presente em quase dez países desde dezembro do ano passado. “Centenas de anunciantes já estão usando e esperamos que esse número cresça para milhares no mundo todo até o fim do ano.”, afirma Claudia Sciama, diretora de negócios para o varejo do Google Brasil.
O Store Visits é a porta de entrada do Google na oferta desse tipo de serviço, cujo objetivo é alcançar com precisão crescente o consumidor omni-channel, que utiliza diversos canais em sua jornada.