Como aumentar a privacidade dos consumidores ao mesmo tempo em que garantimos o desempenho das campanhas de publicidade?
Essa é uma das questões que surgiram com o anúncio do fim do suporte ao Chrome aos cookies de terceiros. A medida só começa a valer no final de 2023 , mas para ajudar os anunciantes e agências na preparação, o Google está lançando o Guia de Privacidade para Anunciantes. O documento pode ser acessado por meio do g.co/Guia-Privacidade .
O Guia de Privacidade para Anunciantes traz orientações práticas sobre o que os profissionais de marketing devem fazer a partir de agora para se preparar para as mudanças na publicidade digital.
“Estamos comprometidos em trabalhar com o ecossistema para construir um ambiente que proteja a privacidade dos usuários”, diz Isabela Cardoso, especialista de privacidade para produtos de publicidade do Google Brasil. “Os profissionais de marketing que começarem a agir agora conseguirão continuar atingindo os resultados que esperam ao mesmo tempo em que protegem a privacidade dos consumidores.”
Uso de dados próprios e automação
O guia traz informações importantes sobre a coleta e uso de dados próprios, também conhecidos como First Party Data, que incluem informações que as marcas já têm a partir do relacionamento direto com seus clientes.
Esses dados, aliados à tecnologias de automação que ajudam a maximizar a quantidade de informações disponíveis, podem ser usados como alternativa aos cookies de terceiros e são uma forma segura de enriquecer os sinais usados para direcionar e medir a performance de campanhas de publicidade digital.
Para ajudar as empresas que estão iniciando nessa estratégia, o guia também traz informações relevantes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira e os principais pontos que devem ser observados.
O documento também traz casos de sucesso de empresas que estão trabalhando em conjunto com o Google para se adiantar na preparação para o fim do suporte a cookies de terceiros.