Mídia

Google investe em aplicativos de mensagens

All e Duo são as novidades apresentadas pela companhia

O Google está de olho no sucesso de aplicativos para troca de mensagens e resolveu investir no ramo, indo além de sua ferramenta Hangouts. Durante sua conferência anual para desenvolvedores, Google I/O, nA quarta-feira (18) a companhia apresentou suas duas novas apostas: Allo e Duo. As ferramentas foram definidas como plataformas para tornar as conversas mais inteligentes. 

Assim como os concorrentes Messenger e WhatsApp, ambos do Facebook, o Allo terá suporte a emojis e sticks. O app também absorveu algumas funções similares ao que é apresentado no Snapchat, como a possibilidade de fazer desenhos nas fotos enviadas por contatos. O maior diferencial apresentado, no entanto, é a capacidade de sugerir respostas automáticas baseadas no histórico da conversa. 

O recurso vai além de interações como “estou ocupado” e envolve o recém-anunciado Google Assistent, de forma a acionar o mecanismo de buscas da empresa dentro das conversas. Ao receber a foto de um cachorro, por exemplo, o usuário poderá pesquisar, sem sair do app, a raça do animal da imagem. Com relação aos mecanismos de segurança, o Google anunciou que todas as mensagens serão criptografadas. 

No campo de videochamadas, o Duo vai permitir que os usuários conversem até mesmo em conexões lentas, de forma a levar o serviço a localidades onde a velocidade da internet é baixa e até mesmo para aqueles que só possuem planos básicos de internet móvel. A maior inovação deve-se ao fato de que, ao receber uma ligação, o usuário já consegue ver quem está do outro lado, antes mesmo de atender a chamada. 

Os aplicativos serão lançados até setembro, com versões para smartphones Android e iOS, e estarão disponíveis em português e outros 77 idiomas.