A partir de agora, os usuários do Android receberão o update 9.17 do Google Maps, que passará a ter recursos para funcionar off-line. Essa funcionalidade serve para que qualquer pessoa possa baixar com antecedência o mapa da região que desejar e navegar por ele, sem depender do sinal 3G/4G instável ou de cobranças de pacotes adicionais.
A novidade permitirá baixar mapas desde que o tamanho do arquivo não ultrapasse o limite de 2,5 GB. Além disso, ele ganhará funções que precisam de internet: fará buscas por estabelecimentos comerciais e lugares dentro da área selecionada (assim como ver informações básicas a respeito deles, como telefone e cardápio), traçará rotas entre dois pontos e dará orientações pelo guia de voz.
Ficam de fora da versão off-line, por enquanto, o acompanhamento do trânsito em tempo real, a informação da chegada dos próximos ônibus, assim como as rotas de bicicleta e transporte público. "Hoje, a gente assume que o Waze ou o Google Maps vão estar lá para nos salvar.", comenta Marcus Leal, gerente de Maps para América latina. "Mas em um País como o Brasil, mesmo quem tem plano de dados perde o acesso completamente.", diz.
"E quem hoje em dia tem um mapa de papel no carro?", brinca. "O foco é atender a essa camada de desconectados ou com plano de dados ruim.", explica.
Para que seja possível navegar sem internet móvel é necessário realizar previamente o download dos mapas da região para qual o usuário pretende ir. Para fazê-lo, basta pesquisar o endereço desejado e deslizar o dedo de baixo para cima do aplicativo. Após, é preciso delimitar a área do mapa para iniciar o download. Nesta fase, o recomendado é que o usuário esteja conectado a uma rede Wi-Fi.
O mapa baixado terá duração de 30 dias no smartphone do usuário, após o período é necessário fazer uma renovação.