Você se distrai muito quando manda mensagem pelo celular quando está ao volante? Mas quanto, exatamente? O Blindmeters.com transforma o Google Maps em um editor de texto e permite que você escreva sobre qualquer estrada.
Os resultados são surpreendentes: um caractere a 90 km/h faz você percorrer 19,75 metros sem enxergar. A 120 km/h, a distância percorrida chega a 26,33 metros. Nem precisa dizer que suas mensagens de texto são mais longas do que você imagina: “Quase chegando” tem13 caracteres, equivale a 375 metros. “A caminho”: oito caracteres, mas 269 metros. E esses são apenas exemplos das mensagens mais curtas que as pessoas enviam ao volante.
Mensagens mais longas rapidamente alcançam 1 km. É assustador lembrar que uma fração de segundo de desatenção pode ter sérias consequências.
Uma nova ideia nas campanhas de segurança nas estradas. Dirigindo cego
Enviar mensagens de texto ao volante é perigoso. Todos já ouvimos isso em inúmeras campanhas da PSA para segurança nas estradas. Mesmo assim, continuamos cometendo esse erro.
Os motivos são os mais variados: “É só uma mensagem rápida”, “Só um pequeno post no Facebook, Snapchat ou Whatsapp”, etc. Mas, honestamente, será que existe “Uma mensagem de texto rápida?”. Porque, quando você envia mensagens de texto ao volante, está dirigindo às cegas.
Geoffrey Hantson, CCO da Happiness explica: “Para mudar esse comportamento, queríamos fazer com que as pessoas literalmente vissem quantos metros estão dirigindo cegas. Embora muitas saibam que isso é errado, ninguém realmente percebe quantos metros está percorrendo sem enxergar."
Dados, dados, dados
Essa campanha combina diferentes bancos de dados, reunidos em camadas em um único site. Thomas Coliers, diretor de tecnologia: “O site utiliza dados de diferentes fontes de mapas, o que nos permite reproduzir o texto ao longo das estradas com base em imagens de satélite. Um banco de dados dá a principal camada visual para o mapa; outro nos permite usar os dados geométricos das vias, em conjunto com os limites de velocidade e outros dados importantes, para podermos ‘escrever’ sobre essas estradas. A fonte usada no site foi personalizada para poder ser alongada dinamicamente."
Cobertura em toda a Europa
A plataforma conta com o suporte de uma campanha de mídia totalmente integrada, com um comercial de TV e cinema, além de vídeos em redes sociais de pessoas percorrendo a pé a distância da sua última mensagem de texto.
A campanha começou na Bélgica e será levada a diferentes países da Europa.