O Google lançou essa semana um novo aplicativo chamado PhotoScan. Ele consiste basicamente em fazer o que outros já fazem: digitalizar fotos impressas por meio da câmera do smartphone. O diferencial do Google é que mas alguns ajustes fazem do app algo melhor que os demais.
Basicamente o processo consiste em colocar a fotografia numa superfície, e a partir de quatro fotos tiradas com o smartphone o scan está pronto. A combinação das quatro capturas é o que resulta numa imagem alta resolução.
O aplicativo também possui diversos algoritmos que automaticamente recortam, rotacionam, fazem correções de cor e removem possíveis brilhos ou marcas de lâmpadas refletidas nas fotos. Tudo usando inteligência do Google no processamento.
A maior premissa do aplicativo é servir para guardar suas lembranças antigas digitalmente, já que os papéis de fotos tem vida útil – ou pelo menos vão se deteriorando conforme o tempo passa. “Elas estão em risco de serem perdidas quando você se muda, estão em risco de incêndios, inundações ou roubos”, disse David Lieb, diretor de produção do Google Photos.
O PhotoScan é gratuito e já está disponível em todo o mundo nas suas versões para Android e iOS. Ele também tem integração direta com o Google Photos para facilitar os backups.