Em busca de apoiar empreendedores e profissionais negros que querem melhorar seus conhecimentos sobre publicidade no mundo digital, o Google abre inscrições para a sétima edição do Black Ads Academy, programa de treinamento em marketing digital com foco em aumentar a representatividade negra na área.
Pela segunda vez, as sessões serão oferecidas em formato on-line, permitindo que pessoas de qualquer local do Brasil participem.
Leia também: Google cria Guia de Privacidade para anunciantes e agências.
Complementar ao Black Ads Academy, o Blackchain é um novo programa lançado este ano pelo Google para promover educação, networking e mentorias entre profissionais negros de agências.
“Queremos valorizar a criatividade, inovação e esforço de profissionais e empreendedores negros e negras, que lutam todos os dias para manter e desenvolver seus negócios e carreiras, sobretudo nesse momento de incertezas.”, explica Christiane Silva Pinto, gerente de marketing de produto do Google Brasil e fundadora do AfroGooglers – comitê responsável por promover diversidade racial e inclusão no Google Brasil.
Black Ads Academy
O Black Ads Academy – um programa Cresça com o Google em parceria com o AfroGooglers – é um curso intensivo on-line e aberto ao público que, além de ensinar os fundamentos do marketing digital e o desenvolvimento e gerenciamento de anúncios no Google Ads, este ano oferecerá outros dois novos módulos de conteúdo: um sobre Google Analytics e outro sobre campanhas para apps, todos gratuitos.
Nosso objetivo é que os participantes saiam do programa com um certificado de especialistas em Google Ads e possam atuar em agências ou como autônomos, e até gerenciar a estratégia de marketing digital dos seus próprios negócios.
Em 2020, a versão on-line do Black Ads Academy recebeu mais de 9 mil inscritos e para este ano a expectativa é de mais adesões por conta do contexto desafiador.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, pretos e pardos estão sofrendo com taxas de desemprego em proporções muito maiores que os brancos, com os impactos da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho.
“Diante de um cenário tão difícil, mais do que nunca acreditamos que o acesso à educação é um grande canal para gerarmos mais oportunidades para a comunidade negra. Por meio da qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo, é possível construirmos uma agenda de apoio social e econômico efetiva, além de abrirmos novos caminhos para o desenvolvimento de toda a comunidade no Brasil.”, reforça Christiane.
Neste ano, o programa será realizado em parceria com o projeto Potências Negras, que atuará como facilitador de uma feira de talentos ao final do curso para os participantes que desejarem se conectar com empresas parceiras do projeto.
Blackchain
Já o programa Blackchain é uma iniciativa lançada este ano pelo time de Agências do Google, em parceria com o AfroGooglers, com o objetivo de ampliar as oportunidades e acelerar o desenvolvimento da carreira de pessoas negras no mercado publicitário, por meio de programa de mentoria com lideranças do mercado, educação e networking.
Neste mês será lançada a frente de educação do projeto com o Black Data Academy, treinamento intensivo em insights e dados, que abordará temas como, introdução a Planilhas Google, introdução ao SQL, Google Analytics avançado, introdução ao Data Studio e machine learning (aprendizado de máquina, em português).
O curso é on-line e introdutório, e não há a exigência de conhecimento prévio sobre os assuntos. Serão oferecidas 235 vagas.
Inscrições
Os interessados em participar do Black Ads Academy poderão se inscrever por meio do formulário até 23 de setembro. Já as inscrições para o Black Data Academy – encerraram até 14 de setembro – podem ser realizadas por meio do formulário.
Para conhecer todas as iniciativas do Google, acesse o Blog do Google Brasil.
Mais informações: [email protected] e [email protected]