Os ajustes nos preços dos planos das plataformas de streaming surpreenderam usuários brasileiros. Essas mudanças representaram um aumento considerável nas mensalidades, com pacotes custando acima de R$ 40,00. Mesmo que as plataformas justifiquem os reajustes como forma de compensar os investimentos em produções, essa elevação de valores impactou os consumidores no País.
A reação nas redes sociais não demorou a acontecer, com muitos assinantes questionando se ainda vale a pena permanecer na plataforma escolhida, já que existem outros preços competitivos no mercado. Em alguns casos, a combinação de assinaturas de diferentes concorrentes pode sair ainda mais em conta.
Com isso em mente, a Tunad, plataforma de Inteligência de Mídia, apresenta um estudo inédito sobre os maiores streaming apontando pesquisas por cancelamento de assinatura, no período de 01/01/2023 até 30/06/2023.
Em-uma análise das buscas relacionadas ao cancelamento de assinaturas dos maiores serviços de streaming do Brasil, foi possível identificar um movimento interessante, no qual as mudanças de preços e as cobranças adicionais anunciadas pelas plataformas de streaming tiveram um impacto significativo nas buscas relacionadas ao cancelamento de assinaturas.
Em janeiro de 2023, o Globoplay anunciou um pequeno ajuste em seus preços; naquele momento a plataforma teve o maior aumento nas buscas relacionadas ao cancelamento, chegando a 26%, enquanto o Prime Vídeo teve uma queda de 42% e a Netflix registrou um pequeno aumento de 3%.
Já a Netflix, que anunciou a cobrança adicional pelo compartilhamento de senha, e o Amazon Prime Video, que anunciou o reajuste nos preços, apresentaram em maio, deste ano, os maiores picos de buscas relacionadas ao cancelamento. A Netflix registrou um aumento de 78% e o Prime Video um aumento de 65%. O Globoplay teve uma queda de 7% nas buscas relacionadas ao cancelamento durante o mês.
A Netflix foi a marca que apresentou a maior média de aumento nas buscas por cancelamento de assinatura (14%), enquanto o Globoplay foi o único serviço de streaming a apresentar queda (1%) nas buscas por cancelamento.
“O brasileiro não consegue sustentar mais do que dois a três serviços de streaming. Ou seja, o aumento de custos como esse pode gerar churn (métrica que mostra o número de clientes que cancelam serviço em um determinado período de tempo), devido a situação financeira das famílias do nosso país”, aponta Ricardo Monteiro, COO da Tunad.
Realização do Estudo
O estudo foi realizado com as palavras-chave “cancelar Netflix”, “cancelar Prime Video” e “cancelar Globoplay”.
A plataforma da Tunad utiliza as buscas no Google como parte de seus indicadores de desempenho (KPIs). A Tunad possui uma API com o Google que traz minuto a minuto as palavras-chave que são cadastradas dentro da plataforma. Essa integração permite à Tunad avaliar uma estimativa do interesse e o comportamento de busca do público em relação às marcas e temas pesquisados após os comerciais.
Foi realizado um monitoramento das palavras-chave relevantes relacionadas ao cancelamento de assinaturas de serviços de streaming, para registrar o volume de buscas mensais. A análise das tendências de pesquisa incluiu a identificação de picos, quedas e variações significativas no volume de buscas ao longo do semestre. A análise do aumento e da queda das pesquisas de um mês para o outro envolveu a comparação dos números de buscas entre os diferentes meses, com o cálculo das variações percentuais para quantificar as mudanças nas buscas e identificar tendências gerais ao longo do período.
Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.
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