Mídia

O impacto do aumento de preços nas plataformas de streaming em 2023

Estudo inédito da Tunad revela que Globoplay se beneficiou da subida nos valores dos concorrentes, entre outros insights.

Os ajustes nos preços dos planos das plataformas de streaming surpreenderam usuários brasileiros. Essas mudanças representaram um aumento considerável nas mensalidades, com pacotes custando acima de R$ 40,00. Mesmo que as plataformas justifiquem os reajustes como forma de compensar os investimentos em produções, essa elevação de valores impactou os consumidores no País. 

A reação nas redes sociais não demorou a acontecer, com muitos assinantes questionando se ainda vale a pena permanecer na plataforma escolhida, já que existem outros preços competitivos no mercado. Em alguns casos, a combinação de assinaturas de diferentes concorrentes pode sair ainda mais em conta. 

Com isso em mente, a Tunad, plataforma de Inteligência de Mídia, apresenta um estudo inédito sobre os maiores streaming apontando pesquisas por cancelamento de assinatura, no período de 01/01/2023 até 30/06/2023. 

Em-uma análise das buscas relacionadas ao cancelamento de assinaturas dos maiores serviços de streaming do Brasil, foi possível identificar um movimento interessante, no qual as mudanças de preços e as cobranças adicionais anunciadas pelas plataformas de streaming tiveram um impacto significativo nas buscas relacionadas ao cancelamento de assinaturas. 

Em janeiro de 2023, o Globoplay anunciou um pequeno ajuste em seus preços; naquele momento a plataforma teve o maior aumento nas buscas relacionadas ao cancelamento, chegando a 26%, enquanto o Prime Vídeo teve uma queda de 42% e a Netflix registrou um pequeno aumento de 3%. 

Já a Netflix, que anunciou a cobrança adicional pelo compartilhamento de senha, e o Amazon Prime Video, que anunciou o reajuste nos preços, apresentaram em maio, deste ano,  os maiores picos de buscas relacionadas ao cancelamento.  A Netflix registrou um aumento de 78% e o Prime Video um aumento de 65%. O Globoplay teve uma queda de 7% nas buscas relacionadas ao cancelamento durante o mês. 

A Netflix foi a marca que apresentou a maior média de aumento nas buscas por cancelamento de assinatura (14%), enquanto o Globoplay foi o único serviço de streaming a apresentar queda (1%) nas buscas por cancelamento. 

“O brasileiro não consegue sustentar mais do que dois a três serviços de streaming. Ou seja, o aumento de custos como esse pode gerar churn (métrica que mostra o número de clientes que cancelam serviço em um determinado período de tempo),  devido a situação financeira das famílias do nosso país”, aponta Ricardo Monteiro, COO da Tunad

Realização do Estudo 

O estudo foi realizado com as palavras-chave “cancelar Netflix”, “cancelar Prime Video” e “cancelar Globoplay”. 

A plataforma da Tunad utiliza as buscas no Google como parte de seus indicadores de desempenho (KPIs). A Tunad possui uma API com o Google que traz minuto a minuto as palavras-chave que são cadastradas dentro da plataforma. Essa integração permite à Tunad avaliar uma estimativa do interesse e o comportamento de busca do público em relação às marcas e temas pesquisados após os comerciais. 

Foi realizado um monitoramento das palavras-chave relevantes relacionadas ao cancelamento de assinaturas de serviços de streaming, para registrar o volume de buscas mensais. A análise das tendências de pesquisa incluiu a identificação de picos, quedas e variações significativas no volume de buscas ao longo do semestre. A análise do aumento e da queda das pesquisas de um mês para o outro envolveu a comparação dos números de buscas entre os diferentes meses, com o cálculo das variações percentuais para quantificar as mudanças nas buscas e identificar tendências gerais ao longo do período. 

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Foto: Depositphotos