Falar em marketing ao vivo pressupõe estarmos fisicamente diante de uma marca produto ou serviço, certo? Bem, não exatamente. Na Rússia, pelo menos, uma empresa chamada Yota Devices, que fabrica smartphones, decidiu criar uma série de ações de experiência para testar e promover a sua nova criação.
O YotaPhone é uma novidade no mercado: o primeiro telefone com tela dos dois lados (dual-screen). A ideia por trás desta ação é permitir que os clientes potenciais experimentem o aparelho e dêem feedback, antes dele chegar às lojas. Para isso, o único promotor necessário é um computador com acesso à internet.
Junto do aparelho está uma mão robótica, que realiza as atividades requisitadas pelo utilizador. De acordo com Vlad Martynov, CEO da Yota Devices Ltd, a iniciativa já é uma ação de marketing promocional do produto e foi pensada nos mínimos detalhes para oferecer um possibilidade única e diferenciada de interação com os clientes, assim como o próprio aparelho.
A ação, criada em parceria com a agência Look at Me, está acontecendo 24 horas por dia no microsite da marca e ficará disponível por apenas 30 dias, embora não esteja claro qual foi o primeiro e qual será o último dia no site. O site está em russo, mas utilizando o tradutor automático do Google, consegui acessar. É preciso utilizar uma conta para visualizar o experimento – eu usei a do Facebook.
Apesar da complexidade de produção, o resultado é bem direto e simples e a aceitação parece ter correspondido às expectativas da marca. Resta saber, agora, quando o aparelho chegará ao mercado. O vídeo a seguir foi feito em uma feira de telefonia e mostra a primeira versão do Yota Phone, anterior a esta do experimento: