A busca de soluções sustentáveis tornou-se uma das principais metas de gestores e empresários de todo o mundo. Isto porque, a adoção de técnicas e ações que visam um desenvolvimento pautado no uso dos recursos naturais de forma racional tornam as construções mais viáveis para a sociedade em geral.
Pensando nisso, a terceira edição do Teresina Sustentável reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater soluções sustentáveis para as construções urbanas em Teresina, nos dias 13 e 14/11, no Gran Hotel Arrey.
Segundo Nícia Formiga, professora de arquitetura da UFPI e uma das organizadoras do evento, o encontro é destinado para arquitetos, engenheiros, estudantes, além da comunidade em geral. “Vamos discutir novas formas de pensar a cidade, que enfrenta a cada dia mais problemas relacionados a pouca umidade do ar, altas temperaturas e o aumento dos índices de congestionamentos no trânsito”, ressalta.
Na oportunidade, os organizadores do evento vão entregar uma Carta para Teresina ao prefeito Firmino Filho, contendo soluções mais viáveis para o desenvolvimento urbano da cidade.
A proposta surgiu ainda na primeira edição do evento, quando os especialistas convidados começaram a observar os problemas e oportunidades que a cidade oferecia quanto ao quesito sustentabilidade.
“Nossa ideia é repensar novos modelos de construções e edificações para Teresina, bem como processos que fomentem a mobilidade e a acessibilidade urbana na capital”, explica o arquiteto Júlio Medeiros, um dos idealizadores do evento.
Durante o evento será lançado o Selo Azul da Caixa Econômica Federal, que reconhece as boas práticas para habitações mais sustentáveis.