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Instagrafite conduz a arte visual de projetos globais

Com 11 anos, a Art-Centric Agency tem entre os cases mais recentes a versão brasileira da campanha global ‘I'm Possible’ da Adidas e murais tematizados para o novo escritório da Disney no Brasil.


O Instagrafite, uma reconhecida plataforma mundial de artes visuais pioneira na realização de projetos conectando marcas e artistas globais, tem a dupla visionária brasileira de “Art Creators” e fundadores Marina Bortoluzzi e Marcelo Pimentel, transcendendo a arte com expertise em curadoria e produção.

A partir de um background de mais de 20 anos no mercado publicitário, Marina como Pesquisadora de Tendências e Planejamento para marcas, e Marcelo como Diretor de Arte e Digital Strategist, o duo assume um papel original no mercado criativo como consultores artísticos e especialistas para além da arte pública, fazendo a ponte entre agências e marcas para o universo da arte em tudo que ela pode ser.

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No papel de criativos, abriram espaço para a arte visual se manifestar em superfícies inéditas em praças, quadras de esportes, pistas de skates, metrôs, ruas e outros formatos inusitados, como, por exemplo, transformar o mar em uma galeria de arte a céu aberto com velas ilustradas por artistas conhecidos internacionalmente, resultado de sua curadoria.

Desde-projetos associados às grandes marcas que investem na arte com o intuito de uma publicidade mais interativa, significativa e impactante, até projetos culturais que recebem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o cenário artístico é muito promissor, de evolução e reconhecimento.

O marco de 11 anos do Instagrafite também ocorre junto ao fato da dupla abrir caminhos para artistas embarcarem em oportunidades que antes não existiam.

“O Instagrafite ganhou vida para mostrar que o artista não está só. Nosso papel é estimular e fortalecer os artistas, em suas diferentes subjetividades, para viverem da sua arte, criando oportunidades através de nossos contatos e curadoria. Com mais projetos reconhecendo as artes visuais como uma identidade e um elo de comunicação, mais conexões se abrem para a comunidade artística”, afirmou Marina Bortoluzzi.

Atualmente, o Instagrafite se posiciona como uma “Art-Centric Agency ”, uma marca global e multidisciplinar em que a arte contemporânea é o veículo de conexão de projetos em vários formatos.

Entre os cases mais recentes, se destaca um feito para a Adidas, em que o Instagrafite representou a versão brasileira da campanha global “I’m Possible” na curadoria e produção com a artista Aline Bispo que homenageou 4 influenciadoras dos esportes.

O trabalho resultou em 4 quadras públicas das comunidades dos CEUS (Centros de Educação Unificados) estampadas em São Paulo, além de uma empena no Minhocão, com as artes reproduzidas por várias alunas do Women on Walls (WOW), programa exclusivo do Instagrafite para capacitar e impulsionar artistas mulheres e que teve uma equipe constituída em sua maioria por mulheres, que representaram 95% do time.

“Foi muito especial fazer parte do projeto Adidas junto de todo o time Instagrafite, tanto pela temática proposta pela Adidas,quanto pela assistência e carinho de toda equipe que colaborou, realmente atenciosa e dedicada”, celebrou a artista Aline Bispo.

Outro projeto realizado há pouco tempo foi desenvolvido para compor a decoração do novo escritório da The Walt Disney Company Brasil em São Paulo.

O Instagrafite foi responsável pela curadoria ao convidar seis artistas brasileiros, que apresentam diferentes técnicas, experiências e subjetividades, para trazer formas e cores ao local.

O artista e ilustrador Renan Santos realizou a pintura do Mickey, representada pela palavra “Magia”, Star Wars recebeu os traços de Ana Novaes, acompanhados pela palavra “Força”, os Irmãos Credo ilustraram os Super Heróis Negros da Marvel, que constituem o “Poder”, a artista Nina Satie ficou responsável pelo mural das Princesas, que carregam a “Coragem”, Bruno Mota é o responsável pelo lema “Amizade” do marcante Toy Story, e Gabriel Ribeiro traz a natureza de National Geographic para o espaço, simbolizando a palavra “Repensar”.

Outra grande campanha global que teve a participação do Instagrafite, realizada para a marca Ballantine’s e desenvolvida aqui no Brasil pela agência CP+B, promoveu a cocriação entre a artista norte-americana Shawna X e artistas brasileiros para revitalizar alguns pontos do Rio de Janeiro e São Paulo e ilustrar o “Carnaval Fora de Época” em lugares de passagem dos blocos mais tradicionais das duas cidades.

Através da curadoria do Instagrafite, as novas garrafas de edição limitada da marca criadas por Shawna X inspiraram uma collab para que a artista Juline Lobão pintasse praças de São Paulo e Thiago Thipan, as ruas do Rio de Janeiro.

Pinturas com mais de 40 metros de comprimento foram estampadas em três praças na capital paulista e três ruas na Cidade Maravilhosa.

Os locais contemplados foram as Praças José Molina, no Pacaembu, e Benedito Calixto, em Pinheiros, além do Largo Santa Cecília, onde passam os blocos Acadêmicos do Baixo Augusta, Bastardos e Charanga do França, em São Paulo; e na Rua da Relação, na Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, e na Rua Teixeira de Freitas, no Centro, localização dos blocos O Cordão do Bola Preta, Orquestra Voadora e Simpatia é Quase Amor, no Rio de Janeiro.

Outra campanha notável que fez um tributo à representação feminina das motoristas parceiras da marca 99 tem a curadoria e produção do Instagrafite para tornar as ruas mais seguras, graças às artistas mulheres convocadas para colorir painéis espalhados por seis cidades brasileiras.

Os murais, unidos à tecnologia, com iluminação em LED e tinta especial refletora, são mais que transformações estéticas, abrem caminhos noturnos mais tranquilos para as mulheres nos roteiros do Minhocão, em São Paulo com arte pintada pela artista Bea Corradi; em Campinas (SP) com mural pela artista Gim Martins; no Rio de Janeiro pela artista Bruna Romero aka Bruna Frog; em Recife pela artista Stephany Lima; em Salvador pela artista Maria Mariô e em Porto Alegre pela Pati Rigon.

“O Instagrafite é um modelo de negócio criativo com expertise no segmento da arte, que vem cada vez mais sendo reconhecido em brainstorms de marcas e agências, com presença em campanhas globais. Buscamos contextualizar a arte nos lugares mais inimagináveis, a fim de quebrar essa barreira do que já foi visto. Através da tecnologia, queremos interagir cada vez mais com o público observador e promover mais instalações e arte digital. Existe ainda muito espaço para ser explorado”, declarou Marcelo Pimentel.