Depois dos rumores há duas semanas, o Instagram anunciou ontem (21/06), em evento à imprensa, o IGTV, um novo aplicativo e parte integrante de seu programa que permitirá aos usuários assistir vídeos mais longos na plataforma.
A nova seção, que chega no momento que a rede social atinge a marca de um bilhão de usuários, terá como grande diferencial a produção de vídeos na vertical que podem ser produzidos por qualquer um com uma conta.
As expectativas do Facebook com o IGTV são que o aplicativo se torne aquilo que o YouTube é hoje para o Google, é claro, mas também serve para pressionar a concorrência contra o Snapchat, seu adversário direto no mercado.
Como noticiado antes pelo pelo The Wall Street Journal, o novo recurso carregará publicações com duração de até uma hora, ampliando os horizontes criados pelas lives dos 'Stories'. O IGTV ficará disponível em um botão no canto superior direito na página inicial da rede social, junto do disparo para mensagens diretas.
De acordo com o CEO do Instagram Kevin Systrom, a nova função foi criada para facilitar a tarefa de procurar e assistir vídeos on-line no celular. “Na IGTV, os criadores são os canais. Quando você descobre alguém novo, você pode segui-lo para descobrir ainda mais coisas sobre ele nos Stories e nos posts. E, se você se sente inspirado a fazer seu próprio conteúdo, você pode subir seus próprios vídeos IGTV no app ou na web.”, exlplica Kevin.
Para disseminar a ferramenta, o Instagram já tem garantidos alguns creators, entre eles as celebridades Kim Kardashian, Kevin Hart, Lele Pons, Manny Gutierrez, Selena Gomez e Chris Hemsworth.
O IGTV ainda não tem data de lançamento marcada pelo Instagram.