Mídia

Ipiranga apresenta novo posto e identidade

Com o propósito “abastecer a vida em movimento”, empresa renova identidade visual de seus negócios.


A Ipiranga reposiciona sua marca com base no conceito “Ser uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias”, reforçando a confiança e proximidade que estabeleceu com seus públicos, como tem feito há mais de 85 anos. O trabalho de evolução da marca parte dos pilares que compõem sua essência, reconhecida por ser completa, confiável, humana e empreendedora.

Um dos principais resultados desse projeto é a nova proposta de experiência para os consumidores nos postos da rede, que considera a jornada diária de milhões de brasileiros, sejam eles motorizados ou não – ciclistas, pedestres, motoristas, trabalhadores, vizinhos, caminhoneiros e VIPs, que é como são chamados os funcionários dos postos. 

A implementação será feita  à medida que haja renovação ou expansão da rede Ipiranga no Brasil, de forma gradativa. As unidades trazem novidades arrojadas, que incorporam práticas ecoeficientes em linha com as diretrizes de sustentabilidade da companhia, promovem o negócio dos seus revendedores por meio de recursos que otimizam custos, e expandem a relação com as pessoas para além do abastecimento no posto.

“Temos uma história de credibilidade e confiança que nos permite inovar com liberdade. O que estamos trazendo hoje como evolução da marca surge como resposta às novas demandas de um consumidor que pede por experiências fluidas, amigáveis e cada vez mais completas. Oferecemos agora uma proposta de valor fortalecida e diferenciada tanto para as pessoas que contam com a Ipiranga no seu cotidiano, como para nossa rede de revendedores, franqueados e clientes”, explica Leonardo Linden, CEO da Ipiranga.

Novo Propósito da Marca  

Ao ouvir seus principais públicos – revendedores, franqueados, clientes empresariais, VIPs, consumidores e colaboradores -, a marca reconheceu a necessidade de evoluir seu propósito para expandir sua atuação, abordando de forma prática questões da jornada de mobilidade do consumidor e mantendo os principais atributos da sua essência. “Abastecer a Vida em Movimento” atende à demanda de um consumidor que mudou sua relação com a mobilidade, permitindo que a marca ampliasse as possibilidades para suportar a sua jornada.

Foto por: Carsten Horst-Hyset

“A mobilidade é imprevisível e esse é um dos pontos mais sensíveis para nossos consumidores. Buscando superar esse desafio, o novo propósito da Ipiranga se respalda na credibilidade de uma marca que está presente em mais de 6,5 mil pontos por todo país há mais de 85 anos, com oferta completa de produtos e serviços. Esse movimento coloca a Ipiranga como parceira das pessoas para que elas possam ir mais longe, garantindo o protagonismo e a liderança da nossa marca. Como parte fundamental do projeto, teremos a evolução da identidade visual, que preserva elementos da nossa essência, tão reconhecida, querida e próxima das pessoas, afirmou Bárbara Miranda, VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios

“Com uma estética contemporânea e novas práticas alinhadas às diretrizes ESG da empresa, nos postos Ipiranga, os consumidores viverão a experiência integrada de jornadas física e digital, que englobam AmPm, Jet Oil, Abastece Aí, Km de Vantagens e pista de abastecimento, sempre contando com o atendimento de excelência dos nossos 50 mil VIPs. Tudo isso baseado em soluções de arquitetura e engenharia, que resultaram em uma relação custo-benefício mais eficiente do ponto de vista de investimento”, acrescentou.

Nova Marca, Novo Posto 

A evolução dos postos Ipiranga tem como foco a jornada dos consumidores. Não se trata de uma mudança apenas estética: o novo projeto também levou em consideração o custo para a revenda, com um valor menor tanto de implantação quanto de manutenção, o que inclui o uso de materiais e instalações que facilitam a nova aplicação, e também a utilização de estruturas modulares.

O novo posto Ipiranga apresenta uma setorização por cores que demarcam o ecossistema visual: O Amarelo Ipiranga predominará na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor. O Azul Ipiranga, por outro lado,  vai indicar todos os produtos à venda; e o Laranja Ipiranga vai sinalizar áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”. Haverá pisos diferenciação nos pisos para sinalizar o espaço para pedestres, parklets onde as pessoas poderão descansar após uma refeição na AmPm e guardar suas bikes, por exemplo; e até bebedouros convencionais e para pets.

“Investimos na relação com os consumidores e temos certeza de que ela é uma das nossas fortalezas. Por isso, estamos trazendo para essa nova experiência nos postos tudo que pode ir além. Queremos estar preparados para receber a todos, não só aqueles que abastecem em nossas pistas, consomem em nossas lojas AmPm ou utilizam os serviços do Jet Oil. Vamos oferecer conforto também a quem espera um transporte, ou a alguém com um carrinho de bebê e até mesmo aos que param para o seu pet descansar ou beber água. Estamos chamando essas formas de acolhimento de amabilidades, ou seja, seremos parceiros para todas as jornadas”, explica Miranda.

Foto por: Fernando Soutello

Há outro elemento da evolução da marca que estará muito aparente nos postos: o pingo da letra “i”, de Ipiranga. Este triângulo estará em evidência na “testeira” dos postos de combustíveis e fará parte do novo grafismo da marca, que poderá ser visto em diversos elementos visuais dentro do posto. Muito além do que apenas um posto de combustível e de oferecer produtos e serviços, a Ipiranga será um ponto de acolhimento na estrada. 

“Os postos Ipiranga ganham potencial para funcionarem como uma verdadeira praça nas áreas urbanas e um “oásis” em rodovias para o público caminhoneiro, com diversos serviços”, detalha a VP.

Logomarca

Esse processo contempla também a evolução da logo da empresa. O resultado é um novo rosto com cores mais vibrantes, uma marca mais humanizada, contemporânea e minimalista.

Profundaente marcantes, o ícone e o “I” da Ipiranga foram, junto com as cores amarelo e azul, referências para os consumidores. Por isso, a evolução da logomarca  manteve a afinidade das referências do público, e focou em modernizar alguns aspectos. Agora, há uma fonte proprietária com traços mais curvos e fluidos, transmitindo a ideia de aconchego. 

No ícone, o corpo da letra “i” representa uma estrada, enquanto o acento da vogal identifica o destino. As cores mais vibrantes, com o tradicional amarelo e azul, permitem melhor contraste e visibilidade. Com o fim do uso do “box” amarelo, agora a marca Ipiranga possui mais possibilidades de aplicação.

As submarcas de todos os serviços e projetos vão seguir a evolução da marca Ipiranga, recebendo suas assinaturas próprias, mas carregando  a essência das mudanças.